Indianópolis, no Triângulo Mineiro, lança o projeto "Cidade Sustentável" e reforça coleta seletiva

Foto: Semad/Divulgação

indianópolis matéria

Projeto prevê a construção do "Parque Aroeira", que será referência para a conscientização ambiental da população

O projeto "Indianópolis Cidade Sustentável", iniciativa desenvolvida com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), teve sua solenidade de lançamento realizada na tarde dessa terça-feira (30/5), na cidade do Triângulo Mineiro. Na ocasião, foram realizadas entregas que fortalecem a coleta seletiva e reciclagem no município, tornando-o referência em política pública de sustentabilidade em Minas.

Indianópolis passa a contar, a partir de hoje, com um Ponto de Entrega Voluntário (PEV) com foco nas comunidades rurais. Além disso, o projeto prevê a construção do "Parque Aroeira", que será referência para a conscientização ambiental da população. Outro ponto de destaque é o programa “Compostagem Caseira”, que irá transformar em adubo o lixo orgânico recolhido em escolas e restaurantes.

O projeto “Cidade Sustentável”, desenvolvido pelo município de Indianópolis com apoio da Semad, faz parte de um programa de ações, sendo referência na região junto ao Consórcio Intermunicipal Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável - RIDES. O presidente do RIDES e prefeito municipal de Monte Carmelo, Paulo Rocha, destacou a importância do desenvolvimento de projetos estratégicos para ampliação da coleta seletiva e reciclagem nos municípios de pequeno porte, garantindo a sustentabilidade e gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, frisou que a coleta seletiva é o primeiro e mais importante passo para encaminhamento correto dos resíduos. "Essa é a maneira que temos de fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta. Um dos pilares para o sucesso na recuperação do nosso meio ambiente. Com uma gestão eficiente é possível desenvolver uma política socioambiental consciente", ressaltou.

Além do subsecretário Rodrigo Franco, estiveram presentes no evento os prefeitos de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges; de Monte Carmelo, Paulo Rodrigues Rocha; e de Cachoeira Dourada, Aleandro Francisco da Silva. A cerimônia contou ainda com a participação de cerca de 200 representantes da população de Indianópolis.

UNIÃO DE ESFORÇOS

O prefeito Lindomar Amaro Borges destacou a importância da união de esforços entre a população e os setores público e privado. "Cada gestor tem que ter esse olhar diferenciado. E claro que ele jamais irá desenvolver um trabalho dessa magnitude sozinho. É necessário o envolvimento de todos os setores, tanto público quanto privado, além da sociedade. Cada habitante é responsável por cuidar e zelar do lixo que produz no dia-a-dia", destacou.

A secretária de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município, Adairlei Silva, ponderou que o projeto minimiza os impactos ambientais do consumo. "Quando separamos o lixo, facilitamos o seu tratamento e diminuímos as chances de consequências nocivas para o meio ambiente", disse.

PONTO DE ENTREGA VOLUNTÁRIO

No município já está implantado um sistema de coleta seletiva, no qual kits são distribuídos juntos às residências para separação do material. Agora, para ampliar o alcance do projeto, o município passa a ter um Ponto de Entrega Voluntário (PEV), para recolher os resíduos sólidos urbanos das comunidades rurais.

PARQUE AROEIRA

Nesta terça-feira, população e autoridades presentes na solenidade estiveram no terreno onde será construído o Parque da Aroeira. Foi realizado um plantio de árvores no local, com mudas fornecidas pelo Instituto Estadual de Floresta (IEF), que funcionará como um ponto de referência voltado à conscientização sobre a importância da coleta seletiva e sustentabilidade no município. O parque será usado para realizar atividades como palestras, encontros, treinamentos e apresentação de soluções para a gestão de resíduos sólidos urbanos.

COMPOSTAGEM CASEIRA

O município passa a contar, ainda, com o programa “Compostagem Caseira”, que foca na coleta de resíduos sólidos orgânicos. A ação irá envolver no primeiro momento as escolas municipais e restaurantes locais. A compostagem é um sistema no qual microrganismos, como fungos e bactérias, transformam a matéria orgânica em um excelente adubo. Em outras palavras, é o processo natural de reciclagem da matéria prima. O método pode ser usado para evitar que o lixo orgânico vá para os aterros sanitários e cause sérios problemas sociais e ambientais.

Luiz Fernando Motta