Sisema apresenta ações de implantação do P.E. Serra Verde

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), expôs à comunidade do vetor norte de Belo Horizonte, em audiência pública realizada nesta terça-feira (17), um relato das ações em andamento para a implantação do Parque Estadual Serra Verde, próximo ao Centro Administrativo de Minas Gerais.

"A audiência foi realizada para atender às reivindicações da comunidade local, que demandava mais detalhes sobre o projeto, e para estimular os moradores da região a participarem do processo de gestão do Parque", explicou o biólogo do IEF e gerente da Unidade de Conservação (UC), André Portugal Santana. Segundo ele, ao longo de todo o processo de implantação e gestão do Parque serão realizadas várias reuniões para relatar à comunidade a execução das ações.

A diretora de Áreas Protegidas do IEF, Aline Tristão, explicou que o instituto está aberto a estudar com a comunidade todas as possibilidades relativas à implantação e estruturação do parque. "O Serra Verde é um parque urbano, voltado para a comunidade e esperamos que ela participe de sua gestão", disse em mensagem encaminhada aos presentes na audiência.

Dentre as ações já realizadas, André Portugal explicou o convênio firmado entre IEF e a Fundação de Parques Municipais (FPM) da Prefeitura de Belo Horizonte para a gestão compartilhada da UC. Portugal disse que o convênio irá aproveitar a experiência da PBH na gestão dos parques municipais e a do IEF na de parques rurais para a criação de uma UC que servirá de modelo de gestão compartilhada. "O Parque será um espaço voltado para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, com áreas que promovam o lazer aliado à proteção da natureza", garantiu.

Em relação às futuras ações, Portugal informou que já está sendo feito o georeferenciamento da área do Parque e que a previsão do IEF é que até dezembro de 2008 o plano de manejo e a regularização fundiária do Serra Verde já estejam finalizados. "Quando esses instrumentos estiverem prontos, iremos dar início à formação do Conselho Consultivo, que irá definir questões como a localização das portarias, trilhas e atividades a serem realizadas no Parque. O Conselho será paritário e a comunidade poderá defender seus interesses", afirmou.

O Serra Verde é o segundo maior parque da capital, menor apenas que o Parque Municipal das Mangabeiras. Sua criação prevê investimentos de R$ 5 milhões a serem aplicados até dezembro de 2009. Em fevereiro de 2008 foi criado um grupo de trabalho formado por IEF, FMP, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte e comunidade para fiscalizar e acompanhar as atividades de implantação da UC.