Comunidade de São José do Goiabal é beneficiada com poços tubulares para abastecimento de água potável

crédito: Divulgação/Semad
goiabal dentro

O acesso à água potável de qualidade tornou-se realidade para moradores de comunidades rurais da cidade de São José do Goiabal, no Sudeste de Minas. Acostumados a percorrer longas distâncias para buscar água para as mais diversas necessidades, cerca de 30 famílias da região tiveram essa antiga demanda atendida. Nesta quarta-feira (3/5), o Governo de Minas inaugurou, na localidade, um poço tubular profundo para captação de água potável.

Em 2020, São José do Goiabal foi selecionado no edital de Chamamento Público, daSecretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), paraconstrução de poços tubulares profundos, no qual foram selecionados 44 municípios aptos a receberem a perfuração. Para isso, a Semad formalizou, junto à Copasa, Termo de Cooperação Técnica para a instalação de 100 poços, dos quais 79 já foram instalados.

Com o trabalho coordenado pela Semad, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), cada prefeito pôde solicitar cinco poços para serem construídos no município. São José do Goiabal foi contemplado com a perfuração de um poço tubular, na comunidade de Biboca. As etapas de instalação já foram concluídas na localidade e o sistema já opera, o que beneficia diretamente cerca de 30 famílias.

“As obras significam uma mudança na qualidade de vida dessas pessoas. Ao fazer esse trabalho, o Governo de Minas está atendendo a uma demanda antiga dessas regiões e mudando a realidade delas, com impactos socioeconômicos, na saúde e no meio ambiente”, comenta o subsecretário da Suges, Rodrigo Franco. Segundo ele, a medida estabeleceu critérios técnicos para a escolha das áreas selecionadas em edital. “O objetivo é atender as regiões que precisam, por ordem de prioridade, e dentro da necessidade hídrica local”, afirma.

A equipe da Semad participou da inauguração em São José do Goiabal e, de acordo com o superintendente de Saneamento Básico da Semad, Kleynner Lopes, a água de qualidade era uma demanda antiga dos moradores que sofriam com um déficit no saneamento, sobretudo, após o rompimento da barragem de Mariana, em 2015. “Muitos nos relataram buscar água em locais distantes. Essa entrega muda esse cenário e reforça o compromisso da administração pública estadual e municipal com a vida desses moradores”, disse.

Qualidade de vida

De acordo com o prefeito de São José do Goiabal, José Roberto Gariff, mais conhecido como Beto, o investimento feito na comunidade reflete na saúde da população. “Não existe dinheiro gasto com saúde, existe dinheiro investido em saúde. Foi isso que ocorreu com esse poço tubular em Biboca, com essa união de esforços entre Semad e município. Há nessa entrega a qualidade da água, a quantidade disponível e a longevidade de tudo isso”, disse.

A moradora da comunidade, Marizete Gomes Ramos, conta quechegou a ficar seis meses sem água de qualidade. “Buscávamos a água em lugares longe e a carregávamos para poder beber e poder tirar o barro do pé. Agora, com esse poço, está sendo bom para todo mundo”, afirmou.

Luciane Evans