Audiência Pública esclarece população de BH sobre implantação do Parque Estadual Serra Verde

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizará no dia 17 de junho uma audiência pública para prestar informações à comunidade sobre a implantação do Parque Estadual Serra Verde, na região norte de Belo Horizonte. A reunião acontecerá na quadra da Escola Municipal José Maria Alckmim, na Rua Benigno Fagundes da Silva, bairro Serra Verde, a partir de 18 horas.

Segundo o gerente do Parque, André Portugal Santana, o objetivo principal da audiência pública é atender à reivindicação dos moradores do entorno sobre os limites, projetos e como será o acesso ao Parque. “Desde a primeira audiência pública realizada em outubro, diversos pedidos de esclarecimento foram encaminhados por moradores da região e optamos por realizar um novo encontro”, explica.

A área do Parque Serra Verde corresponde ao antigo hipódromo Serra Verde, próximo ao local onde será construído o Centro Administrativo do Governo do Estado de Minas Gerais, na região norte de Belo Horizonte. Localizada em uma área de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica, a região abrange cerca de 105 hectares. Parte da área inclui o Parque Municipal Serra Verde, criado em 2002.

O Parque Estadual Serra Verde tem grande importância na conservação dos recursos hídricos. As diversas nascentes encontradas em sua área são fundamentais para o abastecimento do sistema de lagoas que a região possui. O Parque é um importante fragmento de área verde na malha urbana de Belo Horizonte, proporcionando melhor qualidade de vida à cidade.

O Serra Verde é o segundo maior parque de BH, menor apenas que o Parque Municipal das Mangabeiras. Segundo André Portugal, a expectativa é que um público muito grande visite a unidade, devido à sua proximidade com o Centro Administrativo de Minas Gerais, ainda em fase de construção, além da grande população do seu entorno. “A unidade oferecerá atividades de educação e interpretação ambiental”, afirma.

O Parque faz parte do Sistema de Áreas Protegidas (SAP) elaborado pelo Governo do Estado para o vetor norte da capital. Pelo projeto, até 2010 serão identificadas áreas para criação de unidades de conservação, de áreas de reserva legal e de preservação permanente. A criação do Parque da Serra Verde prevê investimentos de R$ 5 milhões a serem aplicados até dezembro de 2009. O plano prevê, ainda, medidas para a proteção do complexo paleontológico, arqueológico e espeleológico da região, que inclui o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa.

Data: 13/06/08
Fonte: Ascom/Sisema