Gestores do Sisema fortalecem diálogo com servidores em mais um encontro regional

Foto: Andréa Hespanha

EncontroServidoresSuldeMinas2 Dentro

Dando sequência à agenda de encontros regionais com servidores, os dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) estiveram nessa quinta-feira (13/4) no município de Varginha. O encontro, que tem o objetivo de ampliar o diálogo, ouvir demandas e tirar dúvidas, foi realizado desta vez com os servidores das unidades regionais do Sul de Minas. Cerca de 66 servidores estiveram presentes no evento, que contou também com a participação da presidente do Sindsema, Regina Pimenta.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou a importância dessa agenda para a gestão, iniciada em Belo Horizonte, com os servidores da Supram Central e da sede administrativa. “Essa aproximação com os servidores é muito importante para o fortalecimento do Sisema, que reflete diretamente nos resultados que são entregues à sociedade. Estamos percorrendo todas as regionais, nesse espaço aberto para ouvir os servidores e tem sido muito positiva essa troca. Nós da gestão estamos com as portas abertas para ouvir vocês, mandem sugestões, dúvidas, questionamentos, pois tenho certeza que vai contribuir muito com as melhorias que queremos alcançar”, declarou Marília.

O diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca, apontou os principais avanços do órgão, como a aprovação da cobrança do uso de água em todas as bacias hidrográficas, com 100% dos planos aprovados e passivos de outorgas concluídos e destacou a importância desse momento de escuta. “São muitos avanços que tivemos no último ano, mas hoje estamos aqui para ouvir, este é um espaço muito importante de escuta e construção. Agradeço muito a oportunidade de estar próximo de vocês”.

Com tantas entregas importantes realizadas nos últimos anos, a diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Amélia de Coni e Moura Matos Lins, destacou que elas são fruto do trabalho realizado na ponta. “Nada mais correto do que diminuir as distâncias e ouvir vocês, que fazem esse trabalho tão cuidadoso. Quero agradecer a disponibilidade de vocês, de se colocarem sem filtro, com apontamentos importantes, críticas construtivas e sugestões para a melhoria dos processos”.

O presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Teixeira Brandão, destacou a importância dessa aproximação com as pessoas que operacionalizam os processos. “Fico muito satisfeito de participar, escutar as demandas. Temos uma série de desafios, mas a ideia de construção coletiva, com diálogo interno, sugestões, é o caminho certo para buscar melhorias”.

A presidente do Sindicato dos Servidores do Sisema (Sindsema), Regina Pimenta, que está percorrendo todas as regionais nesta agenda com a gestão do Sisema, fez uma avaliação muito positiva. “Foi um encontro muito rico. Importante intensificar esse diálogo dos servidores com a gestão, ter esse espaço aberto para colocar os nossos anseios, dúvidas, críticas, questionamentos, sermos ouvidos e fazer essa ponte para buscar as soluções e os caminhos”.

A servidora Cátia Paiva, da Supram Sul de Minas, também aprovou a iniciativa.   “Foi muito interessante, conseguimos dar algumas ideias, todos os dirigentes escutaram a gente, acho isso muito importante para a nossa carreira, para desempenhar nossas funções da melhor forma”, relatou Cátia.

Também participaram da agenda a secretária-executiva da Semad, Valéria Cristina Rezende; o assessor de gestão regional, Guilherme Friche; e o superintendente de gestão de pessoal, Renato Alves Pereira.

Andréa Hespanha