Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Plataforma Trilhas do Saber se destaca pela oferta de cursos de formação gratuitos para profissionais do meio ambiente

PDFImprimirE-mail

 

TrilhasdoSaber Dentro

A ferramenta oferta formações semipresenciais ou totalmente a distância (EAD), além de repositório de conteúdo de cursos presenciais

 

Desenvolvida com a proposta de romper as barreiras geográficas e oferecer aos servidores do meio ambiente e parceiros externos uma formação contínua, a plataforma Trilhas do Saber - Universidade Corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) – se destaca especialmente pela oferta de cursos gratuitos a distância (EAD), colaborando na preservação e melhoria da qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável em Minas.

 

A ferramenta, que oferta formações semipresenciais ou totalmente a distância (EAD), além de repositório de conteúdo de cursos presenciais, foi idealizada pela Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da equipe da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas. Desde sua implementação, em 2009, o ambiente vem passando por transformações importantes, como a atualização para o Moodle 3.5, o que proporcionou melhorias no desempenho, no acesso, na navegação e na experiência dos usuários.

 

“O ambiente evoluiu em performance e design, com atividades e recursos mais dinâmicos, o que permitiu uma melhor interatividade do usuário com a plataforma, adequando-se tanto na disponibilização dos cursos, quanto na organização dos materiais de apoio”, disse a diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Semad, Flávia Danielle Mendes.

 

Os 150 cursos já produzidos, tanto para o público interno quanto externo, estão organizados em seis categorias, com temas alinhados às demandas das unidades administrativas e com o objetivo de promover o conhecimento e o desenvolvimento das competências técnicas, essências e gerenciais. Em 2021, ainda em um cenário de pandemia, quando grande parte da equipe trabalhou em regime especial de teletrabalho, as capacitações na modalidade EAD continuaram a ser ministradas, com destaque para os cursos de Educação Ambiental, Fiscalização Ambiental e de Práticas dos Comitês de Bacia.

 

Diversos cursos disponibilizados na modalidade EAD apresentam conteúdos relacionados ao desenvolvimento do servidor e entre eles estão os recentemente ofertados: ICMS Ecológico; Fiscalização Ambiental; Sensoriamento Remoto, Formação de Instrutores em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e cursos desenvolvidos em parceria com o Igam para a capacitação dos membros de Comitê de Bacia Hidrográfica, entre outros.


Considerando os cursos ofertados, destaca-se a formação de “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”, voltado para professores, analistas, gestores e dirigentes públicos, dirigentes de ONGs e alunos do ensino médio e universitários. O curso tem como objetivo compartilhar informações fundamentais relacionadas ao processo de educar e formar cidadãos ambientalmente responsáveis.

 

O analista ambiental da Semad e organizador do curso acima citado, Ricardo Cottini, reforça a importância da capacitação para a formação de professores que trabalham nas escolas selecionadas pelo Programa Jovens Mineiros Sustentáveis. “O Programa compreende a capacitação dos professores na temática educação ambiental, além da realização de atividades práticas com os alunos. Ofertada pela Semad, apresenta informações qualificadas e recursos pedagógicos e metodológicos diferenciados, favorecendo o trabalho do professor em sala de aula”, disse.

 

O curso alcançou uma importante marca em sua primeira turma no ano de 2022, com 5.172 inscrições realizadas em aproximadamente 20 estados brasileiros, registrando uma adesão recorde dentre todas as edições do treinamento. Atualmente, mais de 12 mil pessoas, das mais diversas categorias de público-alvo já participaram da formação.

 

A Universidade Corporativa do Sisema se configura como uma ferramenta estratégica para a gestão do conhecimento no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o compromisso de fortalecer a gestão de pessoas por competências e o desenvolvimento institucional.

 

Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela Plataforma, Clique Aqui.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900