Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Dirigentes e servidores do Sisema se reúnem para diálogo permanente

PDFImprimirE-mail

 Fotos: Ingrid Bao/Ascom

reuniãoServidores1

A secretária Marília Melo ressaltou durante reunião com servidores a importânica do diálogo permanente

 

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) deu continuidade, na tarde da última quarta-feira (29/3), na Cidade Administrativa, à série de reuniões com os servidores com o objetivo de estabelecer diálogo permanente com os dirigentes das instituições que compõem a pasta ambiental. Esse foi o segundo encontro de uma série que percorrerá todos as regionais do Sisema. As reuniões contam também com a participação da direção do Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente de MG (Sindsema).

 

A agenda tem como objetivo ouvir demandas, tirar dúvidas e estreitar o diálogo com os servidores. Na abertura da reunião, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, ressaltou a importância de um diálogo aberto entre servidores e dirigentes e sinalizou total abertura para esclarecer dúvidas relacionadas a quaisquer assuntos que envolvem o Sisema. “Temos alcançado vários avanços na gestão ambiental, mas nós, gestores, estamos aqui para ouvir e construir, junto com vocês, um processo de melhoria contínua”, explicou.

 

A secretária destacou, ainda, que a gestão do meio ambiente não é realizada apenas pelos dirigentes, mas por todos os servidores que desempenham suas atividades todos os dias, nas mais diversas competências, seja no saneamento, na fauna silvestre, na implementação da política florestal, na gestão das águas, no combate ao desmatamento, na fiscalização, na regularização ambiental e tantas outras.   

 

A presidente do Sindsema, Regina Pimenta, também pontou a importância desse diálogo para fortalecer a autoestima do servidor e defender os interesses dos trabalhadores do Sisema. “Sabemos das dificuldades da luta, inclusive, de gestões passadas. Éramos uma associação e evoluímos para um sindicato, estamos passando por um aprendizado político e abertos para propostas de melhoria do sindicato. Temos muitas demandas, mas temos evoluído em vários aspectos: jurídico e comunicação, especialmente com o diálogo interno. Precisamos manter o pensamento coordenado e fortalecer o Sisema”, disse.

 

Durante a reunião, os dirigentes de cada instituição - Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam); Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam); e Instituto Estadual de Florestas (IEF) -  do Sisema, além dos subsecretários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), falaram sobre algumas das realizações e dos projetos em curso. O presidente da Feam, Renato Brandão, destacou o Plano de Ação Climática, com planejamento de ações até 2050; a evolução significativa na gestão de barragens de rejeitos, bem como o cadastro dessas estruturas e sobre a implementação do Sistema de Informação que traz premissas da Política de Segurança de Barragem. “É muito importante todos os esforços realizados na implementação dessa política”, disse.  

 

reuniãoServidores2

Renato Brandão, presidente da Feam falou dos avanços do órgão no último ano

 

A diretora-geral do IEF, Maria Amélia Matos, disse que o sucesso nos resultados só foi possível pela diminuição da distância entre a sede e os regionais, uma vez que o IEF é bastante capilarizado. “Temos incentivado muito a aproximação das regionais e das diretorias técnicas. Quero destacar as entregas construídas conjuntamente, entre unidades regionais e diretorias técnicas; o planejamento estratégico da regularização fundiária nas unidades de conservação; a estruturação da capacitação e fomento das brigadas florestais municipais; o Plano de Queimas Prescritas; a prática da operação de sopradores de incêndios; a aprovação de seis planos de manejo de UCs, com capacidade técnica própria; o fechamento do ano com 476 processos concluídos, eliminando o passivo; a disponilização dos polígonos detectados pelo IDE Sisema;  a detecção de 40 mil ha de pontos de monitoramento contínuo da cobertura vegetal, aliado ao processo de fiscalização; o Projeto Conexão Mata Atlânticas, com 1.422 ha  de áreas destinadas à restauração e conservação; o fomento florestal, com mais de 900 mil mudas produzidas e distribuídas, entre muitas outras ações”, concluiu.

 

reuniãoServidores3

A diretora-geral do IEF, Maria Amélia Matos, ressaltou o trabalho e a aproximação dos regionais  no desenvolvimento das ações

 

O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, destacou a aprovação da cobrança pelo uso da água em 100% das bacias hidrográficas em Minas, com todas elas também com seus Planos de Bacia. “Temos vários programas que estão sendo desenvolvidos, entre eles, o Plano Mineiro de Segurança Hídrica que consiste numa ferramenta de planejamento, com intervenções estratégicas, que permitirá à Administração Pública a integração de ações setoriais, promovendo a segurança hídrica e, por consequência, o desenvolvimento econômico e social das diversas regiões do Estado”, disse.

 

reuniãoServidores4

Marcelo da Fonseca, diretor-geral do Igam, também ressaltou o avanço da pauta do Igam no último ano

 

Rodrigo Franco, subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, ressaltou a importância da aproximação e do diálogo aberto entre servidores e dirigentes e reforçou que todos os êxitos alcançados se devem aos servidores envolvidos. “Hoje, a Suges já conseguiu mudar, positivamente, a qualidade de vida das pessoas, com várias obras concluídas por meio dos convênios”, frisou.

 

reuniãoServidores5

Para o subscretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, ressaltou o trabalho dos servidores para o êxito alcançado

 

O gestor ambiental Peterson Fernandes, da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da Semad, destacou a importância da reunião para alinhamento de informações entre servidores e as questões que estão sendo tratadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). “O que é falado, muitas vezes não chega com muita clareza para o servidor. Então, é importante esse alinhamento para que não sejam criados ruídos de comunicação e para que o diálogo venha trazer clareza, não só para os servidores, mas também para a sociedade como um todo”, finalizou.

 

Wilma Gomes

Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900