Investimento privado de R$ 30 milhões em aterro sanitário prevê o encerramento de 30 lixões no Vale do Jequitinhonha

Divulgação Sisema
aterro01interno
Aterro sanitário em Itaobim irá a iniciativa irá proporcionar o encerramento de mais de 30 lixões

Na última sexta-feira (24/3), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) participou do anúncio de um marco histórico no desenvolvimento sustentável da região do Vale do Jequitinhonha. A partir da mobilização de prefeituras e consórcios intermunicipais, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) e a Diretoria de Resíduos Sólidos Urbanos, sobre a importância do ganho de escala e prestação regionalizada no saneamento básico, que culminou na atração do investimento de R$ 30 milhões da iniciativa privada, foi anunciado o projeto de um aterro sanitário no município de Itaobim. A iniciativa irá proporcionar o encerramento de mais de 30 lixões, nessa região de Minas que sempre sofreu com a carência de opções viáveis para a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos urbanos.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, participou do lançamento da pedra fundamental, que marca a concretização do projeto. A previsão é que o aterro sanitário receba resíduos dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Baixo Jequitinhonha (CIMBAJE), do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Médio Jequitinhonha (CIDSMEJE) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte).

O aterro será construído em uma área de aproximadamente 100 hectares, o que garantirá prolongada vida útil ao local de destinação e um futuro sustentável para a região. “Esse é um marco no desenvolvimento de nossa região. Queremos demonstrar nossa responsabilidade com a agenda ambiental e deixar as portas abertas desse empreendimento para todos os municípios”, destacou o prefeito de Itaobim, Fabiano Fernandes.

O prefeito de Itinga e presidente do CIDSMEJE, João Bosco, disse durante o lançamento da pedra fundamental que o investimento no aterro sanitário em Itaobim é de suma importância para a resolução do problema de destinação irregular na região. “Deixamos aqui a manifestação de apoio na regularização dos municípios que integram o consórcio, forte compromisso da agenda ambiental assumida na nossa gestão”, frisou. De acordo com ele, 11 municípios integram o CIDSMEJE.

O prefeito de Salto da Divisa e presidente de CIMBAJE, Oximane Bomfim, também parabenizou a iniciativa. "Trazemos aqui o nosso apoio e responsabilidade com a promoção da proteção ao meio ambiente, deixando os 14 municípios à disposição para integração ao projeto que vai revolucionar a sustentabilidade do Vale do Jequitinhonha”, relatou. O CEO da empresa responsável pelo investimento na região, Wisman Carvalho, salientou que a aplicação de 30 milhões de reais em recursos para a destinação ambientalmente correta de resíduos sólidos urbanos no Vale do Jequitinhonha proporcionará, ainda, a geração de emprego e renda para a população.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, os investimentos realizados na área de saneamento básico em Minas se traduzem na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida de toda a população da região. “Trata-se de um novo capítulo na história de destinação ambientalmente correta do Vale do Jequitinhonha”, disse.

PROJETO

De acordo com os responsáveis pelo empreendimento, as obras para construção do aterro sanitário estão previstas para serem iniciadas no segundo semestre deste ano, com expectativa de inauguração no primeiro semestre de 2024, de forma a atender os prazos de encerramento de lixões definidos no Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020). Com um investimento de R$ 30 milhões pela iniciativa privada, a construção do aterro proporcionará, além da geração de 100 empregos diretos, maior proteção ao meio ambiente a partir do controle de emissões de gases poluentes e tratamento de chorume, evitando assim a contaminação do solo, da água e do ar. O projeto também proporcionará ao município a implementação de ações de educação ambiental para conscientização da população acerca de práticas sustentáveis e diminuição na geração de resíduos.

O subsecretário Rodrigo Franco explicou que a Semad atuou na mobilização de prefeituras e consórcios regionais acerca da importância das políticas de descarte ambientalmente correto de resíduos, o que validou a importância da região no cenário econômico estadual, ampliou a escala de prestação regionalizada e acabou por atrair investimentos. “Nosso objetivo é a política pública de encerrar a disposição irregular no estado e trabalhar pela destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos urbanos dos municípios mineiros, principalmente da região do Vale do Jequitinhonha, que sofrem há décadas com essa questão”, frisou.

Desde que assumiu a gestão das políticas públicas relacionadas a resíduos sólidos no Estado, em 2019, a Semad vem desenvolvendo ações para auxiliar os municípios no encerramento de lixões em todas as regiões de Minas.