Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Programa AmbientAção engaja 40 prédios públicos e impacta 11,2 mil pessoas com ações sustentáveis para servidores em MG

PDFImprimirE-mail

Semad/Divulgação
FIA-2023-dentro
Na segunda-feira (20), esses e outros resultados foram celebrados durante o 13º Fórum Interinstitucional AmbientAção (FIA)

A administração pública de Minas Gerais tem sido exemplo para as mudanças necessárias de uma sociedade mais sustentável. Por meio do Programa AmbientAção da Semad, que incentiva a consciência ambiental entre servidores públicos, 40 prédios públicos desenvolveram, em 2022, ações ambientais que impactam 11,2 mil pessoas, envolvendo 26 municípios de Minas. Foram ao todo 103.541 quilos de resíduos reciclados, deixando de emitir 64.513 quilos de gás carbônico na atmosfera.

Na segunda-feira (20/3), esses e outros resultados foram celebrados durante o 13º Fórum Interinstitucional AmbientAção (FIA), que certificou entidades parceiras que cumpriram as metas estipuladas. Troca de lâmpadas, coleta seletiva, debates ambientais e coletas de materiais recicláveis são algumas das ações que passaram a fazer parte da rotina diária de muitos órgãos públicos de Minas, após o incentivo do Programa AmbientAção. Com a coordenação da Semad, que orienta e avalia os trabalhos das entidades parceiras, esses órgãos estão promovendo uma nova cultura de conscientização no serviço público.

O programa foi criado em 2003 e, em 2019, passou a fazer parte do elenco de projetos da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), que integra a Superintendência de Gestão Ambiental, da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad. Uma das vertentes prevê a parceria também com projetos sociais, como é feito com o Lacre do Bem, para o qual o programa já ajudou a entregar, por meio de coleta de lacres de latinha, 22 cadeiras de rodas. Outro parceiro é o Castração Ecológica, que revende tampinhas plásticas em troca de recurso para castração de animais de rua.

“Em 2019, tínhamos 14 instituições parceiras e, agora, contamos com 40 que implementam o programa. Este ano, vamos retomar o trabalho na Cidade Administrativa e a expectativa é de ampliação das ações”, comemorou o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

Na avaliação do superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, a longevidade do AmbientAção demonstra o engajamento efetivo das entidades parceiras. “O programa incentiva que as ações que fazemos em casa sejam feitas no serviço público, multiplicando-as para a sociedade”, comentou.
 

Certificados

Conforme explicou a analista ambiental da Semad, Marcella Zanforlin, integrante da comissão gestora do AmbientAÇÃO, a Certificação de Organização Sustentável do Programa AmbientAÇÃO foi lançada em 2021, sendo composta por um selo de até cinco estrelas oferecido às instituições parceiras mediante adesão às modalidades temáticas do programa: água, energia, materiais, resíduos e qualidade de vida. Cabe à comissão gestora apresentar um catálogo de ações para que as entidades as adotem conforme as realidades de cada localidade.

Resultados

As entidades certificadas apresentaram as mudanças nos hábitos de servidores que conseguiram implementar, impactando em benefícios para a sociedade. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) reciclou 13.929 quilos de resíduos, e encaminhou 36 sombrinhas e guarda-chuvas sem utilidade para o projeto social Abraços de Dormir, que usa o tecido das sombrinhas para confeccionar sacos de dormir para moradores de rua, além de enviar as ferragens a associações de catadores de material reciclável.

A Funed também implementou a ação Cão Quentinho, na qual, com papelão, construiu casinhas para cães de rua. A Escola de Saúde Pública (ESP) também recolheu sombrinhas para o projeto social Abraços de Dormir, reciclou 4 mil quilos de resíduos, fez coletas de pilhas e realizou roda de conversa sobre a Importância socioambiental da coleta seletiva.

As prefeituras também tiveram destaques nos trabalhos. A prefeitura de Campo Florido, por exemplo, fez a troca de lâmpadas, por 24 do tipo econômica; economizou 254 mil litros de água e recolheu 3 mil copos descartáveis. Em Nepomuceno, a prefeitura recolheu 300 cápsulas de café, realizou blitz de lixeiras e substituiu 75 copos descartáveis.

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem) recolheu 24,12 quilos de eletrônicos, 14,54 quilos de tampinhas plásticas; 14,56 quilos de pilhas e baterias, além de fazer a troca de 433 lâmpadas. Com 27 unidades certificadas, a Copasa enviou 54.883 quilos de resíduos reciclados, deixando de emitir 34.301 mil quilos de gás carbônico na atmosfera. Ainda, substituiu 498 mil copos descartáveis. A estatal também recolheu cerca de 2 milhões de lacres de latinha, o que possibilitou a entrega de seis cadeiras de rodas pelo projeto Lacre do Bem.

Entre os resultados alcançados pela Comissão Gestora da Semad em 2022, destaca-se o reaproveitamento de 57,7 quilos de papeis, o que gerou 204 blocos de anotação; a coleta de 22,2 quilos de tampinhas plásticas que propiciaram a castração de animais; 1,2 mil quilos de papel; coleta de 472 quilos de lacres de latinha, trocados por quatro cadeiras de rodas, além da destinação de 214,9 kg de pilhas/baterias.

Resultados globais

40 prédios públicos certificados

11.290 pessoas impactadas

26 municípios envolvidos

18 feiras de trocas com 676 participantes

253.357 litros de água poupados

3.040 KWh poupados

506.714 copos descartáveis substituídos

103.541 Kg de resíduos reciclados

64.513 Kg de CO2 não emitidos

177 kg de papeis reaproveitados

2.431 blocos de anotação gerados

262,71 kg de pilhas e baterias coletados

55,27 kg tampinhas plásticas coletadas

12 kg de sombrinhas coletadas

1.128 kg de lacres de alumínios (10,7 cadeiras de rodas)

Cidade Administrativa

Neste ano de 2023, o programa retorna à Cidade Administrativa (CA), após interrupção ocasionada pela pandemia da Covid-19. A novidade foi anunciada durante o FIA, com a programação prevista para a CA. Neste mês de março será ministrado curso para os servidores que compõem as comissões setoriais criadas em cada órgão.

Este ano, a temática no poder executivo é Resíduos, para a qual será trabalhado o retorno de materiais para a cadeia produtiva, por meio da reciclagem, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e contribuindo para a geração de trabalho e renda das associações de catadores de materiais recicláveis. Para as comissões externas será feita consultoria.

Luciane Evans
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900