Camadas da IDE permitem a visualização da evolução das áreas naturais e modificadas em Minas Gerais

Tela Caputra/IDESisema

IDEinternproporcao

Nova camada da IDE/Sisema permite a visualização de áreas naturais e uso antropizado a partir da série histórica do projeto MapBiomas

Nova camada publicada na Plataforma de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (IDE-Sisema) permite a visualização de áreas naturais e uso antropizado a partir da série histórica do projeto MapBiomas. A partir destas camadas, será possível verificar na plataforma o comportamento do uso antrópico ao longo período histórico. Os dados de Uso e Cobertura da Terra, produzidos pelo projeto MapBiomas, são o mais recente avanço na disponibilização de dados na Plataforma IDE-Sisema.

A série histórica disponibilizada na IDE corresponde ao período de 1985 à 2021. As áreas naturais englobam as categorias: Formação Florestal, Formação Savânica, Campo Alagado e Área Pantanosa, Formação Campestre, Afloramento Rochoso, Outras Formações não Florestais, Rios, Lagos e Areal. Além disso, há uma categoria não definida (outras áreas não vegetadas) que representa menos de 0,5% da área total do estado.

Já as áreas antropizadas correspondem à pastagem, soja, cana, arroz, algodão. Além disso, registra outras lavouras temporárias como: Café, Citrus, Outras Lavouras Perenes, Silvicultura, Mosaicos de Usos, Área Urbanizada e Mineração.

Além disso, com a nova forma de visualização dos dados, será possível realizar outras análises espaciais na plataforma. Conforme o subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Rodrigo Franco, “os dados podem ser usados de forma estratégica para visualização do tipo de cobertura e série histórica, juntamente a outras camadas de informação disponibilizadas na IDE Sisema".

Essa nova forma de visualização do Mapbiomas com outras camadas, como, por exemplo, as unidades de conservação, os limites municipais e os limites administrativos do Sisema - como as Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) - e as Circunscrições Hidrográficas (CHs), podem agregar mais valor às análises no âmbito regional e municipal”, afirma a diretora de Gestão Territorial Ambiental da Semad, Cecília Siman Gomes.

A IDE-Sisema é uma ferramenta desenvolvida 100% dentro do Sisema e que está em constante avanço, trazendo novos dados para a plataforma, o que a torna uma referência para consulta e análise de inúmeras informações socioambientais de Minas Gerais.

MapBiomas

Os dados do mapeamento de Uso e Cobertura da Terra englobam 37 camadas, com a evolução da dinâmica de uso e cobertura no Estado, em uma série histórica que engloba o período entre 1985 e 2021. Por meio dos dados é possível identificar os diversos tipos de uso do território mineiro, como áreas de pastagem, de silvicultura, de vegetação nativa e de agropecuária. É possível, por meio da série histórica, identificar o comportamento do uso do solo de determinada área e identificar o tipo de uso ao longo do tempo.

Atualmente, a IDE-Sisema dispõe de 790 camadas de informação geográfica. Entre eles estão também os provenientes de instrumentos e projetos oficiais do Estado, como os dados do Projeto Águas do Norte de Minas (PANM), do Índice de Desempenho Ambiental Municipal e do Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP).

Acesse a IDE-Sisema: https://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/webgis

Para mais informações sobre os dados, consulte o catálogo de metadados no endereço eletrônico: https://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/geonetwork/srv/por/catalog.search#/home

Emerson Gomes