Seminário debate economia verde e gestão de resíduos no CMRR

Foto: Divulgação/Semad

CMRR2 dentro

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, participou de Seminário no CMRR

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, recebeu, nessa terça-feira (14), o Seminário Regional de Mobilização Social para Constituição dos Fóruns Municipais Lixo e Cidadania. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), integra as ações do projeto “Minas Reciclando Atitudes. Repensando o Futuro”, iniciativa do Estado voltada ao fomento de empreendimentos da economia solidária e redes de cooperação atuantes com resíduos sólidos. A cerimônia de abertura contou com a participação do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

Durante a abertura do encontro, foi também entregue à Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare) um caminhão-baú para o recolhimento de materiais recicláveis. O veículo é fruto de convênio firmado entre a União e o Governo de Minas.

Para a presidente da Asmare, Maria das Graças Marçal, a entrega incentiva outras associações que estão começando a atuar no setor. “Começamos sem nada, só com a esperança, e hoje temos mais de 100 catadores trabalhando. Sabemos que ainda existe pobreza, miséria e desemprego. Podemos superar isso trabalhando com material reciclável que, para nós, nunca foi lixo, sempre foi trabalho e renda e sustentabilidade", disse.

De acordo com o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, a transversalidade de ações entre os diversos órgãos do Estado é essencial para garantir a efetividade das políticas públicas de gestão de resíduos. “A atuação do governo com a gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos não é apenas uma questão ambiental, mas também social e econômica. Desta forma, as ações do setor devem também estar interligadas entre as diversas pastas do Governo de Minas”, afirma.

Também participaram do evento a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá; o promotor de justiça e coordenador da Coordenadoria da Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Gabriel Pereira; e a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Papelão e Materiais Recicláveis e presidente do Centro Público de Economia Popular Solidária (Cepes), Neli de Souza Silva Medeiros.

Edwaldo Cabidelli