Encontro na Zona da Mata busca soluções para questões ambientais

O 3º Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) da Zona da Mata reunirá, a partir desta quinta (12/06), representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil para a discussão dos problemas ambientais da região. A atividade, que acontece até o dia 13, terá como tema ‘Brigadeiro/Caparaó: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental', numa abordagem da importância da conservação do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e do Parque Nacional do Caparaó, importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica em Minas Gerais.

O evento é promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e realizado anualmente em diferentes cidades da região. O 3º ForEA acontece no município de Tombos, na Escola Municipal Emilio Soares, com a participação de representantes de 14 municípios: Alto Caparaó, Caiana, Caparaó, Carangola, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Orizânia, Pedra Dourada, São Francisco do Glória, Alto Jequitibá, Manhumirim e Tombos. Todos estão localizados na região de influência das unidades de conservação. Cerca de 400 pessoas estão inscritas para as palestras, debates e oficinas.

Segundo o gerente do Núcleo Operacional do IEF de Carangola e coordenador do evento, Renato Gomes, o Fórum ganha força a cada edição e, este ano, irá ultrapassar as fronteiras de Minas. "Em 2008, o evento terá pela primeira vez a participação de representantes das cidades mineiras de Manhumirim e Alto Jequitibá, além dos municípios de Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, e Porciúncula, no Rio de Janeiro, que serão observadores e têm interesse em levar a seus Estados a discussão sobre a conservação das Serras da Mantiqueira e do Caparaó", afirma.

O Fórum

As discussões do 3º ForEA irão começar às 9 horas com a mesa redonda ‘Manejo Ambiental Integrado de Bacias Hidrográficas' no qual serão demonstradas formas de conservação dos recursos hídricos conciliadas com a produção econômica. Às 14 horas, o diretor de Biodiversidade do IEF, Célio Murilo de Carvalho Valle, apresentará uma palestra sobre a importância da implantação, recuperação e conservação das áreas de reserva legal como instrumento para a conservação da biodiversidade. A partir das 15 horas, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, fará a abertura oficial do evento, na qual serão entregues medalhas de Mérito Ambiental às pessoas que se destacaram na conservação do patrimônio natural na região.

Na manhã de sexta (13/06), as discussões serão voltadas para as ações que os municípios devem desenvolver para melhoria da qualidade ambiental. Dentre os temas, serão abordados o saneamento básico e a destinação adequada dos resíduos e sua relação com a saúde pública. À tarde, serão realizadas oficinas nas quais serão apresentadas alternativas para a gestão sustentável dos recursos naturais, como a agricultura orgânica, a conservação de nascentes em propriedades rurais, o papel das organizações não governamentais, práticas de educação ambiental e criação de unidades de conservação.

11/06/2008
Ascom/ Sisema