Semad acompanha entrega de obra de saneamento em Governador Valadares

Foto:Ascom/Divulgação
OBRA GOVERNADOR VALADARES
A obra vai garantir mais segurança hídrica, já que o município terá uma nova fonte de captação de água além do rio Doce

O município de Governador Valadares, no Leste de Minas, contará com um novo sistema de captação de água, que deve beneficiar mais de 280 mil pessoas. A obra foi realizada pela Fundação Renova, dentro do escopo de ações desenvolvidas em áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Na última quinta-feira (2/3), equipe da Diretoria de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), esteve no local para acompanhar a fase de conclusão da obra e início da operação sistema de captação de água.

As ações e projetos dessa temática são acompanhadas e monitoradas pela Semad, por meio da Câmera Técnica de Segurança Hídrica e Qualidade da Água, instituída pela Deliberação do CIF nº 07, de 11 de julho de 2016, órgão consultivo para auxiliar o Comitê Interfederativo (CIF) no desempenho da sua finalidade de orientar, acompanhar, monitorar e fiscalizar a execução das medidas impostas no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado em 2016.

Com investimento de R$ 327 milhões, a obra é acompanhada também pela Prefeitura de Governador Valadares, pela Câmara Municipal do município e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Com 38 km de extensão, a nova captação vai fazer parte da rede de abastecimento do município, levando água do Rio Corrente Grande até as Estações de Tratamento de Água (ETA) Central, Santa Rita e Vila Isa. Serão fornecidos até 900 litros de água por segundo, o que vai garantir mais segurança hídrica à cidade.

A ação está sendo executada no âmbito do Programa 32 - Melhoria dos Sistemas de Abastecimento de Água (reparatório e compensatório) acordada no TTAC. O Termo de Transação e Ajustamento de Conduta define o escopo da atuação em 42 programas e projetos que estão sendo implementados na área impactada pelo desastre de Mariana no Rio Doce e afluentes.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, enfatiza que a obra de implantação do sistema de captação de água no município de Governador Valadares “irá garantir mais segurança hídrica para cidade, reforçando o abastecimento e proporcionando maior qualidade de vida para toda a população”.

Medida Reparatória

Como medida reparatória ao desastre com o rompimento da barragem em Marina, em 2015, a Fundação Renova deverá, dentro do acordo firmado pelo TTAC, construir sistemas alternativos de captação e adução e melhoria das estações de tratamento de água para todas as localidades dos municípios afetados, que captam água calha do Rio Doce. Para isso, deve ser utilizada tecnologia apropriada.

Wilma Gomes