Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Políticas ambientais de Minas Gerais integram programação da COP27 no Egito

PDFImprimirE-mail

 

crédito: Divulgação Semad 

Foto cop27 - ok

Em 2021, Minas Gerais se tornou o primeiro estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha global  Race To Zero

 

 

A política pública desenvolvida em Minas Gerais para reduzir os efeitos da alteração do clima integra, a partir deste domingo (6/11), a programação da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP27), que acontece na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, de 6 a 18 de novembro. Participarão do evento a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão e a chefe de gabinete da Feam, Renata Araújo. 

 

Eles embarcam nesta sexta-feira (4) e chegam ao Egito ainda no domingo, na data de abertura da conferência. Além de participarem como espectador de palestras internacionais sobre as ações feitas em outros países para mitigar os efeitos da mudança climática, os representantes da Semad e Feam apresentarão o que tem sido adotado no estado para alcançar a redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE).

 

A primeira participação de Minas é no dia 9 de novembro, quando a secretária Marília participa de debate sobre ações para que a crise climática seja enfrentada de forma equitativa nas cidades sul americanas, tendo a transição energética como centro da conversa. No dia 10, Marília e Renato apresentam a palestra "Trajetória de descarbonização do Estado de Minas Gerais: plano de ação climática e inventário de emissões e remoções antrópicas".

No dia 15, Marília palestra sobre a descarbonização das cadeias produtivas e apresentará o projeto Selo Verde, criado pela parceria entre o Governo de Minas e a Universidade Federal de Minas (UFMG) para certificar empresas que executam atividades com o menor impacto ambiental possível. Ainda no dia 15, Marília apresenta a palestra “Plano de Ação Climática – Estratégias e Metas de Descarbonização do Estado de Minas Gerais”.

COMPROMISSO

“É uma participação importante para Minas Gerais porque teremos a oportunidade de mostrar as nossas ações, desafios e conquistas. Temos avançado muito nas políticas públicas, correspondendo ao acordo firmado com o governo britânico, em 2021, para a campanha global Race To Zero”, comenta Marília.

Em 2021, Minas Gerais se tornou o primeiro estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha Race To Zero, em acordo firmado entre o governo britânico e o Governo de Minas. Dessa forma, Minas se comprometeu a reduzir a emissão líquida de GEE até 2050.

“O Race to Zero, ao estabelecer metas para a redução, acelerou as nossas ações para mitigar os efeitos da mudança climática em nosso estado. Ao assiná-lo, o governador Romeu Zema reforçou o compromisso com o desenvolvimento econômico e sustentável. Desde então, trabalhamos muito para alcançar as metas previstas”, afirma a secretária.

COP26

No ano passado, durante a COP26, que ocorreu Glasgow, na Escócia, o Governo de Minas apresentou as propostas para as ações e o portfólio construído em parceria firmada com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais  (Fiemg), com iniciativas, ações e projetos voltados para a economia de baixo carbono e, também, medidas de enfrentamento e adaptação aos efeitos decorrentes das mudanças climáticas tomadas por diferentes instituições públicas e privadas localizadas no estado.

Luciane Evans
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900