Implantação de poços profundos em Espinosa beneficia cerca de 250 famílias

Foto: Divulgação/Sisema
espinosa 600
Mais de 200 famílias serão beneficiadas com a perfuração de poços em Espinosa

A perfuração de poços tubulares profundos na comunidade rural do Charquinho, município de Espinosa, no Norte de Minas, começou na última terça-feira (18). As obras fazem parte das ações e Programas de Saneamento desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), e pretendem ampliar a oferta de água potável para os moradores de cinco comunidades rurais. Nesta etapa do trabalho, serão beneficiadas cerca de 250 famílias das comunidades de Charquinho, Sito do Limoeira, Serrinha, Campinhos e Raizama.

A medida reforçará o acesso de comunidades rurais à água potável de qualidade, fortalecendo a política de abastecimento de água no Estado. “Essa fonte de água alternativa se torna de suma importância para a população residente em comunidades rurais e tem garantido às pessoas, especialmente de regiões de clima mais seco onde há maior ausência de água para consumo, o acesso a esse bem tão precioso, com uma maior qualidade e já potável, garantindo desta forma maior qualidade de vida à população local”, destaca o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

Segundo o prefeito de Espinosa, Milton Barbosa Lima, a região possui várias áreas que sofrem com a falta de água para consumo humano. “O serviço de poços artesianos é importante para abastecer as pessoas da região rural e vem ao encontro de nossas necessidades”, afirmou. Ele lembrou, também, que 47% da população do município, de 31 mil habitantes, vive na área rural.

Água de qualidade

O Programa de Implantação dos Sistemas de Abastecimento de Água é realizado em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por meio de Termo de Cooperação Técnica, que prevê a perfuração de 100 Poços Tubulares em 44 municípios de todo o Estado.

O convênio entre a Semad e a Copasa teve início em 2020. A partir da parceria foi desenvolvido o Edital Semad 001/2020, que selecionou 44 municípios contemplados para a Perfuração de Poços Tubulares Profundos, ação que visa reforçar o abastecimento de água em comunidades carentes dos municípios mineiros.

O acompanhamento do início das atividades em Espinosa teve ainda a participação do diretor de Abastecimento de Água e Esgoto da Semad, Kleynner Lopes.

Programa Água Doce

A equipe da Semad visitou também as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Água Doce (PAD) em Espinosa. Coordenado em Minas pela Semad, por meio da Suges, e pela Defesa Civil, o Programa Água Doce é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Governo Federal, e visa a implementação de tecnologias alternativas para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda do semiárido brasileiro, tendo em vista que cerca de 70% dos poços da região semiárida do Brasil apresentam águas salobras ou salinas, e a água subterrânea, muitas vezes, é a única fonte disponível para as comunidades.

Já estão com o sistema funcionando os municípios de Mato Verde (distritos do Cristino e Ingazeira); Pai Pedro (distrito de Pedra Branca); Mamonas (Riacho das Pedras). As obras já estã prontas nos distritos de São Domingos, Mirante, Lagoa dos Crentes, Vila Sumidouro em Pai Pedro, no município de Monte Azul (distritos de Lajedo do Gato, Bom Jesus, Pacui e São Sebastião); os municípios de Catuti, no distrito de Vista Alegre, e Verdelândia, no distrito de União.

Em execução destacam-se os municípios de Espinosa (Barro Vermelho, Roça Velha/Sanharol, Barriguda, Juremal, Capivara de Baixo/Caititu). Outros municípios com obras em execução são Riacho dos Machados, no distrito de Paiol e Verdelândia, no distrito de Caitité.

Sistema

O sistema de dessalinização implantado pelo PAD é um dos mais eficazes para a remoção de sal da água. O método envolve a utilização do processo de osmose inversa, em que membranas semipermeáveis, que funcionam como um filtro, retiram da água salobra ou salina a quantidade de sais imprópria para consumo humano, produzindo dois efluentes: o permeado (água dessalinizada) e o concentrado. Cada sistema pode produzir até 14.400 litros de água dessalinizada por dia.

Por meio desta tecnologia, as estações implantadas nas comunidades permitem o tratamento da água nas regiões, tornando-as de qualidade e aptas para o consumo humano, considerando os aspectos sociais, ambientais e técnicos.

Segundo o subsecretário de Gestão Ambiental e saneamento da Semad, Rodrigo Franco, as obras de instalações dos Sistemas de Dessalinização por meio do Programa Água Doce visam estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para consumo humano. “As ações do PAD incorporam cuidados técnicos, ambientais e sociais na recuperação, implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente em comunidades rurais do município de Espinosa, na região do semiárido mineiro”, afirma.

O Capitão José Ocimar de Andrade Júnior, da Polícia Militar de Minas Gerais, coordenador do PAD em Minas, explica que a metodologia do Programa Água Doce possui três grandes pilares. “O cuidado com o social é um deles, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas. O segundo é o cuidado ambiental, em que se enquadra a oficina de sustentabilidade ambiental. Por fim, o cuidado técnico, que é a sequência metodológica que deve ser observada”, frisou.

O PAD é uma política pública permanente de acesso à água de qualidade. “É uma transferência não só de água, mas de saúde para as populações. O PAD realmente começa quando a obra termina”, completa.

Emerson Gomes