IEF e FPM consolidam parceria para gestão compartilhada do Parque Estadual Serra Verde

Com o intuito de unir esforços para a efetiva implantação do Parque Estadual Serra Verde (PESV), o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e a Fundação de Parques Municipais (FPM) assinaram, na última semana, um Termo de Cooperação Técnica. O documento sela a parceria entre as administrações estadual e municipal para o desenvolvimento das ações de implementação da nova unidade de conservação (UC).

Criado em dezembro de 2007, o Parque Estadual Serra Verde situa-se no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, abrangendo uma área de transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado. A unidade de conservação tem 105,24 hectares e sua criação faz parte das condicionantes aceitas pelo Governo Estadual no licenciamento do Centro Administrativo.

O compromisso firmado entre o Instituto Estadual e a Fundação Municipal irá aliar as experiências em implantação e gerenciamento de áreas protegidas do IEF à segurança que a FPM pode proporcionar às comunidades locais nas áreas de lazer e no contato direto com a natureza. "Esta união é perfeita por ser complementar e necessária para a melhor adequação de manejo e uso do Parque pelos seus visitantes e funcionários de acordo com sua realidade", salienta o gerente do Parque Estadual Serra Verde, André Portugal Santana.

O diretor de planejamento e monitoramento da FPM, Ronaldo Mallard, acrescenta que o PE Serra Verde é o segundo maior parque metropolitano em Belo Horizonte e será importante para minimizar os impactos causados pela ação do homem na região. "A gestão compartilhada entre Estado e Prefeitura é uma experiência nova que pode se tornar um modelo para outras cidades de Minas e do Brasil", explica Mallard.

A assinatura desta parceria faz parte das ações do Projeto Estruturador do Governo de Minas "Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica" e do Plano de Governança Ambiental e Urbanística da Região Metropolitana de BH e do Vetor Norte, instituído pelo Decreto 44.500/2007.

02/06/2008
Ascom / Sisema