Gestão Ambiental da Grande BH é tema do 1º Encontro Metropolitano de Belo Horizonte

Crédito: Luciane Evans

1 enc FUNDO PRONTO

Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o 1º Encontro Metropolitano de Belo Horizonte, realizado no dia 12 de agosto, teve como objetivo a discussão para construção de políticas ambientais unificadas para os municípios que compõem a Grande BH, bem como o debate de elementos como pautas climáticas, resultantes ambientais do processo de emancipação urbana, projetos de sustentabilidade e multiplicação de práticas em favorecimento e proteção aos ecossistemas.

Na ocasião, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, apresentou os principais eixos de atuação da pasta em nível estadual, como questões de proteção ambiental e recursos hídricos, fauna doméstica, autos de fiscalização, entre outros. Marília Melo reforçou, ainda, a importância do diálogo e escuta para tratar das demandas e ações conjuntas entre os municípios do vetor central.

"Estamos aqui diante de temas diversos, conectados e sem fronteiras. Ainda que alguns entendimentos institucionais criem limites ou divergências, precisamos trabalhar juntos e nos ouvirmos em prol de soluções estruturantes. Nosso olhar de gestão ambiental deve ir muito além dos licenciamentos, mostrando como o trabalho está repercutindo na melhoria de indicadores de qualidade ambiental e no desenvolvimento de um planejamento urbano diferente. As maiores infrações ambientais estão aqui na região metropolitana, bem como a maior demanda de licenciamento. É necessário gerir essas realidades de forma que entreguemos a qualidade ambiental que o cidadão merece", aponta.

INTERLOCUÇÕES

A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mila Corrêa, explica que como primeira etapa da estratégia, a agenda convocou os municípios que compõem o eixo central da região e fazem fronteira com a capital. “Ao passo que diagnosticávamos a demanda, vimos a necessidade de fazer um recorte desses 34 municípios, tendo BH como uma centralidade e reunindo seu entorno para planejar as interlocuções seguintes e multiplicações”.

De acordo com ela, o encontro foi uma iniciativa do secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck. “O objetivo é que, como terceira maior região metropolitana do Brasil, convergíssemos, numa única esfera, as dores, os desafios e as especificidades dos municípios da RMBH para buscarmos soluções de forma comum. Quando pensamos que alguns problemas ambientais ultrapassam os limites territoriais dos municípios, percebemos que as fronteiras são fictícias e precisam de uma decisão unificada", afirma Mila Corrêa.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) é composta por 34 municípios, que se desenvolveram no entorno da capital e hoje formam um espaço de influência direta e multilateral no que tange à convergência dos sistemas ambientais destas cidades. A oportunidade serviu para que todos os municípios presentes dividissem suas demandas, partilhando de possíveis soluções intergerenciais a serem implantadas. Ao final da reunião, os presentes realizaram visita à Biofábrica de Predadores Naturais do município, onde puderam conhecer, na prática, um dos projetos da capital que reúne controle biológico e sustentabilidade, e que pode ser multiplicado por gestões de outras cidades.

O encontro contou com a presença de representantes das pastas ambientais dos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Ibirité, Santa Luzia, Vespasiano, Ribeirão das Neves e Betim, além da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília de Melo.

Ascom Sisema / PBH / ARMBH

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.