2º Encontro dos Povos da Caatinga do Norte de Minas Gerais

O desenvolvimento socioeconômico e a valorização cultural dos povos que vivem na região do semi-árido mineiro são os temas do '2º Encontro dos Povos da Caatinga', que será realizado nos dias 05 e 06 de junho, em Itacarambi, no Norte do Estado. O evento irá reunir representantes de instituições dos governos estadual e de diversos municípios, organizações não governamentais, instituições de ensino e pesquisa e de empresas que atuam na região, que apresentarão propostas, metas e ações para desenvolvimento sustentável da região. além de palestras, também serão realizadas oficinas, exposições e feira de produtos artesanais.

O Encontro dos Povos da Caatinga é promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com as prefeituras do Norte do Estado, sendo realizado, a cada ano, em uma cidade diferente. “O objetivo é abrir um canal de diálogo entre os municípios, as instituições que trabalham com a valorização do povo sertanejo e incentivar o uso sustentável dos recursos naturais da Caatinga mineira”, afirma o supervisor regional do IEF no Alto Médio São Francisco, Rinaldo José de Souza. A primeira edição do Encontro aconteceu em 2007, no município de Jaíba.

Representantes da Promotoria de Justiça da Bacia do São Francisco e de Conselhos Municiais de Meio Ambiente (Codemas) da região discutirão as propostas para a revitalização da Bacia do rio São Francisco e as ações para destinação correta dos resíduos nos municípios da região.

Caatinga

O bioma Caatinga está na lista das áreas reconhecidas internacionalmente como prioritárias à conservação, sendo declarado Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Seus ecossistemas abrigam uma rica biodiversidade, ainda pouco estudada. O Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga coordena as ações dos Comitês dos Estados do Nordeste e, também do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga no Estado de Minas Gerais, criado em 2007.

A Caatinga é também extremamente frágil. O clima seco da região favorece a ocorrência de incêndios florestais e o IEF executa diversas ações para sensibilizar as comunidades locais sobre o uso correto do fogo, especialmente no entorno das Unidades de Conservação que compõem o Sistema de Áreas Protegidas da Mata Seca do Jaíba (SAP Jaíba): Parques Estaduais da Mata Seca, Verde Grande e Lagoa do Cajueiro; Reservas Biológicas do Jaíba e de Serra Azul e APAs do Lagedão e Serra do Sabonetal.

Data: 26/05/08
Fonte: Ascom / Sisema