Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Mutirão de castração animal supera expectativa e atende 603 cães e gatos na Semana do Meio Ambiente

PDFImprimirE-mail

 Foto: Ingrid Bao

CastraçãoCMRR1

Foram atendidos 603 animais em seis dias de campanha

 

O mutirão de castração gratuita de cães e gatos, realizado durante a Semana do Meio Ambiente 2022, superou as expectativas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e parceiros. Com alta procura pelo serviço, feito no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), entre os dias 4 e 9 de junho, em Belo Horizonte, foram atendidos 603 animais em seis dias de campanha.

 

O sucesso da ação, coordenada por meio do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos da Semad com apoio de parceiros voluntários, motivou os organizadores a estender o prazo de atendimento, que seria de cinco dias e passou a ser de seis. “Foi uma procura constante. A princípio, o mutirão seria de apenas cinco dias, começando no sábado (4/6) e terminando na quarta-feira (8/6). Mas, houve uma procura grande pelo cadastro e aumentamos um dia a mais de mutirão”, comenta a coordenadora da Fauna Doméstica, Patrícia Carvalho.

 

Com foco em cães e gatos de protetores de baixa renda e de pequenas ONGs, o mutirão em Belo Horizonte contou com o cadastro dos animais, aberto ao público em geral. Foi também disponibilizado atendimento veterinário voluntário mediante ordem de chegada em animais que não estavam em atendimento para a castração, além da realização de testes rápidos para cinomose e leishmaniose.

 

Todo o procedimento para castrar cães e gatos foi feito pela ONG Ajuda, por meio de profissionais capacitados. A parceria com a ONG Ajuda é fruto de convênio firmado com a Semad, via emenda parlamentar do deputado estadual Noraldino Júnior.

 

“Uma ação como essa não se faz sozinho, a Semad é parceira das ONGs nesse trabalho e estamos muito felizes com o sucesso que estamos alcançando. A alta procura nos aponta haver muito que se fazer e que o nosso serviço está conseguindo obter vitória naquilo que ele se propõe: controle ético populacional de cães e gatos, com qualidade de vida para os bichos e para a população”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

 

METAS

 

Até maio deste ano, o Governo de Minas apoiou, por meio Programa Estadual de Esterilização de Animais Doméstico, a castração de 29 mil cães e gatos em todo estado. A expectativa é de que, até o final de 2022, sejam realizadas 79,9 mil castrações via convênios com o Estado e 50 mil pelo programa Conheça Seu Amigo, em que a castração é contrapartida para o recebimento dos microchips.

 

GESTÃO DA FAUNA

 

O manejo populacional de cães e gatos em Minas Gerais é feito pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Semad, desde 2019. Atualmente, a gestão conta com o Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos, além do Programa Estadual de Microchipagem “Conheça Seu Amigo” e o Banco de Dados de Microchipagem.

 

Dentro do Programa ‘Conheça Seu Amigo’, o Estado entregou microchips e leitores a 74 cidades, selecionadas vias edital, totalizando uma meta de 62,9 mil cães e gatos microchipados. Por meio do microchip, o poder público municipal identifica a população canina e felina da sua localidade, com foco naqueles que vivem nas ruas e pertencem à população de baixa renda, bem como aqueles sobre a tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lares temporários.

 

Luciane Evans

Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900