Operação em Curvelo espera devolução voluntária de cerca de 40 animais silvestres

Foto: Divulgação/Semad

Fiscalização PássarosLeste12 Dentro

A operação de entrega voluntária está prevista para os dias 29 e 30 de março na Praça da Estação no centro de Curvelo, Região Central de Minas

Tartarugas, papagaios, pássaros e tantos outros animais silvestres, não legalizados e criados em domicílios, precisam ser entregues ao órgão ambiental para que possam ser reabilitados e devolvidos aos seus habitats naturais, sempre que possível, garantindo assim o bem-estar deles e o equilíbrio ambiental. Para isso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promove, nos dias 29 e 30 deste mês, uma operação de entrega voluntária na cidade de Curvelo, na Região Central de Minas.

Na ação, coordenada pela Superintendência Regional Central Metropolitana (Supram) da Semad, será estacionada uma van, na Praça da Estação, no Centro de Curvelo, com a presença de um veterinário para examinar e recolher as espécies entregues. Elas serão encaminhadas para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Divinópolis, na Região Centro-Oeste do estado. A expectativa é de que, nos dois dias de ação, cerca de 40 animais sejam entregues voluntariamente pela sociedade.

“O cidadão que fará a entrega do animal não será autuado e, ainda, receberá um documento da Semad, comprovando a devolução voluntária, além de informações referentes ao local onde o bicho será reabilitado”, explica o diretor regional de fiscalização da Supram Central, Bruno Zuffo.

Ele enfatiza que criar animal silvestre (não legalizado) fora do seu habitat natural é crime, sob pena de multa e apreensão do bicho. “Se há uma denúncia, a pessoa com esse tipo de criação em casa pode ser autuada. Ao devolver voluntariamente aos órgãos responsáveis, não há punição. ”

A operação está prevista no Plano Anual de Fiscalização Ambiental da Semad de 2022 e visa conscientizar a população sobre a importância da devolução das espécies silvestres ao seu habitat natural, tanto para o bem-estar do bicho quanto para o equilíbrio do meio ambiente.

Operação de entrega voluntária de Animais Silvestres
Data: 29 e 30 de março