Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema e Programa Ambientação são referência no país

PDFImprimirE-mail

As ações do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) ultrapassaram as divisas de Minas Gerais e têm chamado a atenção dos Governos de outras Unidades da Federação. Mais um exemplo disso foi a vinda, nesta quita-feira (8), do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás, José de Paula Moraes Filho, e da Gerente de Qualidade do órgão, Janaína Oliveira Barbosa, à sede do Sisema, em Belo Horizonte.

A visita à capital mineira serviu para ambos conhecerem os programas do Sistema, em especial o ‘Ambientação’, voltado para ações de educação ambiental em órgãos do Governo. A idéia é utilizar o programa, já implantado em 36 instituições de Minas, como referência na secretaria goiana.  

Segundo Moraes Filho, em 2007, ele esteve em Belo Horizonte para participar da reunião da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada na Ecolatina. Na ocasião, o Sistema Estadual de Meio Ambiente apresentou suas ações para a sensibilização, mudança de comportamento e atitudes ambientalmente corretas em prédios do governo. “O Ambientação nos chamou a atenção e, desde então, estávamos programando essa visita”, explica.

No decorrer do dia, o secretário de Goiás conheceu detalhes a respeito do programa e visitou o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). “A Comissão Gestora do Ambientação se sente honrada com a vinda do secretário. Ele quer, agora, assinar uma parceria para usar nossa metodologia em Goiás, como Mato Grosso já fez. Isso é gratificante e mostra que, além de dar certo em Minas, o Ambientação também se destaca em outros Estados”, afirma a Coordenadora da Comissão Gestora do Programa Ambientação, Mirian Dias.  

Moraes Filho ressalta a importância do órgão ambiental dar o exemplo, assumindo ações ambientalmente corretas. “A prática do ‘faça o que eu faço e não só o que eu falo’ é fundamental. O órgão de meio ambiente tem mesmo que ter essas iniciativas a fim de minimizar os gastos e o consumo de recursos naturais. Parabenizo o Estado e o secretário José Carlos Carvalho por esse trabalho”, diz.

Ele afirma, ainda, que já tentou implantar um programa semelhante em seu Estado. “Não tivemos êxito. Vemos, hoje, que o envolvimento dos servidores é fundamental”, completa.

A parceria entre o programa de Minas com o Estado de Goiás acontecerá, segundo o Moraes Filho, em boa hora. “Estamos passando por um processo de integração dos órgãos de meio ambiente. Conseguir inserir esse programa de educação ambiental neste momento será muito importante para Goiás”, completa.

Data: 08/05/2008
Fonte: Ascom / Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900