Convênio para castração de animais alcança resultados expressivos em Ouro Fino

Fotos: Sisema/Divulgação

MUTIRÃO DENTRO 1

Castramóvel, estrutura adaptada para realizar castração de animais

Um mutirão para castração de cães e gatos marcou o final do convênio entre a Prefeitura de Ouro Fino e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O acordo teve a duração de um ano e meio e previa a castração de mais de mil animais, meta que foi alcançada integralmente.

Na última semana do mutirão foram castrados 220 cães e gatos. O convênio foi firmado com recursos de emenda parlamentar, que destinou R$100 mil para o trabalho, dividido em duas etapas. A primeira foi realizada por meio de uma clínica veterinária da cidade, que realizou, em oito semanas, 600 castrações. A segunda etapa foi realizada por meio do Castramóvel, veículo transformado para esse fim, que realizou três visitas ao município entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022 e realizou procedimentos em 604 cães e gatos.

“O convênio previa a castração de 1065 animais. No fim do trabalho foram realizadas 1204 castrações, o que representa um incremento de 13% da meta original. Dessa forma, o resultado superou as expectativas do ponto de vista do resultado e da entrega para a população”, destaca o Superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco.

Conforme informações da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-Sisema), o município de Ouro Fino possui cerca de 8 mil cães e gatos, além de ser classificado como de “prioridade 2” para execução de políticas públicas para fauna doméstica (em uma escala que vai de 1 a 4). “Conforme podemos perceber a partir dos dados da IDE- Sisema, o resultado do convênio é ainda mais importante, pois atingiu cerca de 14% da população estimada de animais”, completou o Superintendente.

O deputado Osvaldo Lopes comemorou o trabalho realizado em Ouro Fino com as verbas impositivas destinadas pelo seu gabinete. “O valor (R$100 mil) foi muito bem fiscalizado e empregado”, afirmou. Segundo ele, um dos propósitos do mandato é destinar valores para castrar animais no interior do Estado. “Quem cuida de animais, cuida de gente”, completou.

O prefeito de Ouro Fino, Henrique Wolf, afirmou que o programa atende um problema social e é importante trabalhar para evitar o crescimento da população de animais de rua. Ele lembrou que as castrações foram destinadas a animais de pessoas de baixa renda. “Temos um déficit de castrações na cidade e pretendemos dar continuidade ao programa”, observou.

Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS DENTRO 1

O programa, de iniciativa da Semad, visa à proteção e manejo de animais domésticos

A Semad assumiu a gestão das políticas públicas relacionadas à fauna doméstica no Estado em 2019, após a reforma administrativa do Poder Executivo. O trabalho que a Secretaria vem executando é de apoio aos municípios para a estruturação de iniciativas voltadas à proteção e manejo de animais domésticos, como determina a Lei Estadual 21.970/2016.

De acordo com a coordenadora de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, o Programa Estadual de Esterilização integra o escopo de projetos prioritários da Semad para gestão da fauna doméstica em Minas Gerais. “São convênios firmados junto à Organizações de Sociedade Civil (OSCs) e municípios mineiros que permitem integrar o uso de unidades móveis e clínicas para realização de ações de castração gratuita, visando a promoção do bem-estar animal em todo o Estado”, afirma.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, explica que o programa atua de forma articulada a outros projetos da Secretaria, visando o manejo ético populacional de animais domésticos em âmbito estadual. “Por meio da identificação, castração e desenvolvimento de um banco de dados atualizado com informações relacionadas aos animais, pretendemos otimizar as ações de manejo, bem como avaliar a efetividade das inciativas já implementadas”, observa.

Emerson Gomes