Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Minas troca experiências com São Paulo com foco na inclusão dos Catadores

PDFImprimirE-mail

 

Divulgação Sisema

VisitaSãoPaulo2interna

Equipe mineira visitou centrais de triagem mecanizada

 

Com o objetivo de promover um intercâmbio de conhecimentos, uma equipe da Subsecretaria de Gestão ambiental e Saneamento da Semad (Suges) e representantes de sete consócios de Minas Gerais percorreram, na última semana, algumas unidades de triagem de resíduos em São Paulo. Participaram das visitas os consórcios selecionados por meio do Edital 001/2021 do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para implantação de centrais de triagem mecanizadas de resíduos sólidos urbanos.

 

Os visitantes foram às centrais de triagem mecanizadas em São Paulo, à capital e à Santana de Parnaíba, e também à Cooperativa Juntos Somos Fortes, em Santa Bárbara d’Oeste. “As visitas foram de grande importância para os consórcios de Minas Gerais, uma vez que o modelo adotado em São Paulo inclui cooperativas de catadores de materiais recicláveis e possuem, além do foco ambiental, foco na inclusão social”, explicou a diretora de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem de Águas Pluviais, Juliana Pacheco.

 

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, ressaltou que os recursos a serem disponibilizados aos consórcios criados em Minas para a implantação das centrais serão de 100 milhões de reais, provenientes do Acordo Substitutivo de Multa Ambiental 01/2020, celebrado entre a Vale S/A e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em decorrência do desastre em Brumadinho. “O planejamento é implantar nove centrais de triagem no Estado, possibilitando avanços na coleta seletiva dos municípios consorciados e o encerramento de 82 lixões em todo o Estado”. Os consórcios selecionados pelo edital representam em torno de 200 municípios do Estado.

 

Os consórcios que participaram das visitas foram: consórcio União da Serra Geral; Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI); Consórcio Regional de Saneamento Básico Central de Minas (CORESAB); Consórcio de Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas (CODANORTE); CIMME; Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES) e Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR).

 

Renata Fernandes

Ascom/Sisema 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades