2º Combio: IEF lança publicações sobre a biodiversidade

Quatro produtos foram lançados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) na sexta-feira (25), durante o 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio): o banco de dados oficiais sobre as Unidades de Conservação (UCs); a revista científica MG Biota; os Guias Turísticos dos Parques Estaduais do Ibitipoca e do Rio Preto e o sítio das áreas protegidas estaduais.

Os guias trazem informações sobre as belezas naturais, a fauna, a flora, os atrativos turísticos e infra-estrutura. Já foram lançados os dos parques estaduais da Serra do Brigadeiro, do Itacolomi e do Rio Doce. Na semana do Meio Ambiente, em junho, será publicado o guia do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.

No sítio dos parques estaduais (http://www.parquesdeminas.mg.gov.br/) estão disponíveis informações sobre os atrativos naturais das áreas protegidas sob a responsabilidade do IEF. O conteúdo inclui dicas sobre a região onde estão localizados os parques, o que levar para a viagem, onde se hospedar, além de dados sobre pesquisas científicas desenvolvidas nas unidades de conservação.

O banco de dados sobre as áreas protegidas estaduais reúne informações para gestão das UCs. Inicialmente, estarão disponíveis apenas para o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). "Os dados poderão auxiliar os técnicos em análises de processo, apoio na elaboração de projetos, entre outras contribuições", explica o gerente de Áreas Protegidas, Roberto Alvarenga. Em breve, as informações serão abertas para consulta na internet, na página do Sistema Integrado de Informação Ambiental (Siam).

Biodiversidade

"Biota, o lugar da vida" é a definição do diretor de Biodiversidade do IEF, Célio Murilo Carvalho Vale, para a revista MG Biota. A publicação, que é bimestral e terá distribuição gratuita, disponibiliza informações sobre pesquisas científicas realizadas nas unidades de conservação de Minas Gerais, com uma linguagem acessível. A princípio, serão priorizadas pesquisas feitas nas áreas protegidas do Estado, mas nada impede que um cientista disponibilize seu estudo feito em qualquer local.

A primeira edição tem como tema uma pesquisa feita no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro sob a coordenação do pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFv), Renato Neves Feio.

Quem se interessar em receber a publicação pode entrar em contato com a Diretoria de Biodiversidade do IEF pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

26/04/2008
Fonte: Sala de Imprensa