Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

ALMG homenageia servidores responsáveis pela coordenação da IDE-Sisema

PDFImprimirE-mail

Foto: Reprodução IDE-Sisema
ide-sisema-homenagem-almg-dentro
A plataforma de dados georreferenciados do Governo de Minas se tornou referência em planejamento ambiental e territorial no Estado

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prestou, no último mês, homenagem formal aos servidores Fabrício Lisboa, Ricardo Campelo e Eder Pereira. A congratulação, proposta pelo deputado Antônio Carlos Arantes, se deu em função do trabalho realizado na criação e desenvolvimento da Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), plataforma de dados georreferenciados do Governo de Minas, que se tornou referência em planejamento ambiental e territorial no Estado.


Para o diretor de Gestão Territorial Ambiental da Semad, Ricardo Campelo, a homenagem da ALMG é um importante reconhecimento do trabalho realizado por todos os servidores que participaram, direta ou indiretamente, do desenvolvimento da plataforma. “A IDE sempre foi uma construção coletiva das quatro casas que integram o Sisema e esta homenagem comprova, mais uma vez, que a atuação sinérgica dos órgãos ambientais estaduais gera resultados sempre muito positivos, observados, inclusive, pelas demais esferas do poder público”, avalia.


Criada para permitir a visualização completa das características ambientais existentes no território mineiro, a IDE tem como objetivos principais disponibilizar ao público externo e aos analistas ambientais do Sisema informações territoriais capazes de apoiar as ações de gestão do meio ambiente, fiscalização e regularização de empreendimentos, bem como outros serviços ambientais desenvolvidos em Minas.


A plataforma permite, de forma gratuita e online, acesso às informações espaciais dos chamados critérios locacionais – componentes ambientais mais relevantes e mais sensíveis para a instalação de um empreendimento –, conforme determina a Deliberação Normativa nº 217/2017 do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).


Desde sua criação, em fevereiro de 2018, a IDE-Sisema já contabilizou mais de um milhão de acessos, registrando cerca de 200 mil usuários distribuídos por 79 países nos cinco continentes. Atualmente, a plataforma conta com cerca de 550 camadas geoespaciais que apresentam informações relacionadas aos mais diversos aspectos socioambientais do Estado, como hidrografia, clima, relevo, vegetação, saneamento básico, sistemas de transporte, recursos naturais, entre outros.


CONSTRUÇÃO COLETIVA

Segundo o antigo diretor de Gestão Territorial Ambiental da Semad, Fabrício Lisboa, que participou de todas as etapas de construção da IDE-Sisema, a plataforma surgiu, inicialmente, da necessidade de padronização dos dados geográficos produzidos pelo Sisema, além do desenvolvimento de um ambiente único em que essas informações pudessem ser amplamente acessadas. A iniciativa ganhou força a partir da criação dos critérios locacionais para o licenciamento ambiental, definidos a partir da publicação da DN Copam 217/2017.


“Uma força-tarefa foi criada em 2015 com a participação de servidores de todas as casas do Sisema. Este trabalho resultou em um protótipo inicial da IDE, que consistia basicamente em um repositório de informações geográficas. A partir do esforço desses servidores e do apoio técnico do setor de Tecnologia da Informação da Semad, foi possível converter todo esse conhecimento sobre geoprocessamento em uma plataforma moderna e acessível a qualquer cidadão”, relembra Fabrício, que hoje se dedica ao doutorado em Geografia Aplicada e Geotecnologias na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mantém uma empresa especializada em geotecnologia, a Cosmo Mapeamento Ambiental.


Atualmente, um comitê gestor legalmente constituído por decretos e resoluções conjuntas, formado por servidores das quatro casas que integram o Sisema, é responsável por garantir a atualização das informações que integram a plataforma e a permanência dos esforços de manutenção para a continuidade da IDE como uma ferramenta gratuita, transparente e aberta.


IDE 2.0

Uma nova versão da plataforma deverá ser lançada nos próximos meses. A "IDE 2.0" deverá contar com novas funcionalidades e recursos que deverão garantir mais estabilidade e aprimorar a usabilidade da ferramenta. Entre as melhorias previstas, estão a criação de um novo ambiente de hospedagem, possibilidade de manipulação da hierarquia de camadas pelos usuários, a correção de funcionalidades de consulta, exportação e contato com o canal de suporte via plataforma.


Na avaliação do analista ambiental, Eder Pereira, a nova versão da IDE-Sisema irá facilitar a consulta e análise dos dados geográficos disponíveis, além de proporcionar um ambiente de gestão mais autônomo para todos os membros do comitê gestor responsável pela plataforma. "É uma IDE cada vez mais descentralizada e moderna, o que traz maior autonomia aos técnicos e sentido de pertencimento na relação entre os servidores e a infraestrutura", afirma.


Para o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Franco, o constante investimento em melhorias e atualizações na IDE-Sisema garante a excelência da plataforma, bem como sua ampla acessibilidade. “A IDE vem se tornando uma plataforma cada vez mais robusta. Cada nova camada inserida acrescenta um grande volume de dados, imagens e informações geoespaciais ao sistema. Para que a ferramenta se mantenha estável, buscamos constantemente novas tecnologias capazes de melhorar ainda mais a experiência dos usuários e tornar as consultas mais simples e intuitivas”, explica o superintendente.


Clique aqui para acessar a IDE-Sisema


Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900