Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad lança painel de desempenho das Suprams

PDFImprimirE-mail


Foto: Semad/Divulgação 

pAINEL sUPRAMS

Trabalho de fiscalização das Suprams e também de licenciamento tem estatísticas disponíveis no painel de indicadores

 

Já está disponível para consulta dos servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e também para o público externo o painel de desempenho das Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams). A ferramenta é um compilado de informações hospedadas na plataforma PowerBI, que trazem os resultados alcançados pelas Suprams, desde 2016, relacionados ao licenciamento e fiscalização ambiental em Minas Gerais. O objetivo é manter, a partir de agora, a atualização mensal desses dados, como forma de divulgar o trabalho desenvolvido pelos servidores e aumentar a transparência do serviço público.


Entre os aspectos trazidos pelo painel, destaque para a entrada e saída de processos de licenciamento ao longo dos últimos quatro anos e também mês a mês, a partir do primeiro quadrimestre de 2020; dados sobre licenciamento ambiental simplificado; número de fiscalizações realizadas por ano e dados por tipo de atividade fiscalizada. Outro item importante são os resultados positivos de cada Supram, o que mantém o servidor motivado e reforça a transparência cada vez mais exigida do setor público, segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira.


“O acompanhamento de indicadores é mais um marco da gestão. Como é possível se sentir parte de um time se cada servidor não conhece a fundo o indicador do seu trabalho? Nossa visão é de que cada um atue como protagonista do resultado extraordinário que temos oferecido à sociedade mineira. Esse acompanhamento cumpre importante papel, para as mais diversas atividades de uma superintendência regional”, diz o secretário.


O painel foi construído pela equipe da Assessoria de Gestão Regional (Asger) da Semad e também tem o objetivo de levar até a população das diferentes regiões de Minas o resultado do trabalho que as superintendências têm desenvolvido, na avaliação do Assessor-Chefe da Asger, Breno Esteves Lasmar. “Um dos nossos objetivos era que pudéssemos entregar aos Superintendentes das Suprams uma ferramenta com a qual as Suprams possam se apresentar para a sociedade local, destacando o resultado do esforço que as suas equipes vêm praticando para transformar aquela situação de acúmulos e ineficiência que existia anteriormente no Estado”, diz Lasmar.


Ainda segundo o assessor da Asger, o objetivo é ampliar esse trabalho e em um segundo momento alimentar o painel com outras informações mais detalhadas sobre o trabalho de cada Supram, etapa que já está bem avançada. “A nossa proposta é que após a pessoa acessar e conhecer o resultado de determinada Supram, que ela seja direcionada para outro ambiente, e nesse segundo painel conheça todos os demais processos gerenciados naquela unidade, além da produtividade e o desempenho”, completa Breno Lasmar.


Entre os resultados positivos que são destacados no painel das Suprams estão levantamentos sobre a produtividade de conclusão dos processos de licenciamento, por exemplo. No caso da Supram Jequitinhonha, com sede em Diamantina, o quantitativo de processos concluídos no biênio 2018/2019 foi 30% maior do que no biênio 2016/2017. A Supram Triângulo Mineiro, que fica em Uberlândia, conseguiu concluir 95% mais processos no biênio 2018/2019 do que em 2016/2017. São dados desse tipo que agora passam a ficar disponíveis tanto para os servidores das Suprams quanto para a sociedade.


“Acredito que envolver a equipe diretamente nas ações e valores institucionais é crucial na construção de relacionamentos saudáveis e na criação de ambientes para novas ideias e conceitos. E com isso, repassar à sociedade que é possível empreender com responsabilidade ambiental, gerando emprego e renda para nosso Estado”, diz a superintendente da Supram Triângulo Mineiro, Kamila Alves.


O superintendente da Supram Noroeste de Minas, Ricardo Rodrigues, diz que compatibilizar as ações visando o crescimento sustentável é um grande desafio, que foi encarado pela equipe. “Quando assumimos, mais de 285 processos de licenciamento estavam em tramitação. Com ações estratégicas, trabalho junto à equipe e apoio incondicional da gestão superior da Semad, chegamos, em maio de 2020, com números absolutos de 59 processos de licenciamento. A estrada está pavimentada para percorrer o caminho necessário a atingir o trabalho de excelência”, diz ele. Para conferir o painel de desempenho das Suprams, basta clicar no link abaixo.


Clique aqui para acessar o painel de desempenho regional das Suprams


Guilherme Paranaiba
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades