Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Governo de Minas e Green Cross International trazem evento ‘Diálogos da Terra’ ao Brasi

PDFImprimirE-mail

Promover a ligação entre meio ambiente e justiça social, envolvendo nesse processo governo e sociedade. Esse é o principal objetivo do evento internacional Diálogos da Terra no Planeta Água, que será promovido em Belo Horizonte pela Green Cross Internacional e pelo Governo de Minas nos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro de 2008.

As decisões e perspectivas para o evento foram apresentadas em entrevista coletiva realizada nessa quarta-feira (20) com os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, e o diretor da Green Cross Espanha, Xavier Guijarro.

De acordo com a avaliação do secretário José Carlos Carvalho, a água é um recurso inestimável que cada vez mais se torna mais imprescindível para a humanidade. O secretário lembra que há dados científicos que comprovam que o consumo do planeta já está além da capacidade de regeneração da natureza. Nesse contexto, a parceria entre o Governo de Minas e a Green Cross surge num momento emblemático para sociedade mineira, pois coloca o Estado na vanguarda do debate sobre a gestão dos recursos hídricos. "Há a necessidade de se fazer um diálogo entre economia e ecologia, para que o desenvolvimento sustentável deixe de ser um slogan e passe a ser efetivamente uma realidade", avaliou.

Segundo informou a diretor da Green Cross Espanha, Xavier Guijarro, o trabalho realizado no Estado é um modelo para o Brasil e para a América Latina. "Minas tem mostrado uma grande disponibilidade para a realização de projetos de gestão de recursos hídricos", declarou. "Por isso é importante a realização do evento no Estado, devido à sua posição estratégica no País", completou. Guijarro ressaltou também que o evento será importante para declarar o direito fundamental das pessoas ao acesso à água saudável e de qualidade. "Esse é um dos grandes desafios da sociedade no século XXI. E é por isso que o Governo de Minas se associou com uma entidade do porte da Green Cross para mobilizar de forma contundente a sociedade", completou José Carlos Carvalho.

O evento em Belo Horizonte será a 5ª edição do "Diálogos da Terra" e o primeiro a ser realizado na América Latina. As outras edições ocorreram em Lyon, na França, Barcelona, na Espanha, Nova Iorque, nos Estados Unidos e Queensland, na Austrália. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Green Cross Internacional e o Governo de Minas por meio das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


20/02/2008
Fonte: Ascom / Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900