Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

“Diálogos com o Produtor Rural” chega a Carmo do Rio Claro

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação/Semad 

DIÁLOGO CARMO DO RIO CLARO DENTRO

Edição do "Diálogo com o Produtor Rural"  em Carmo do Rio Claro teve distribuição de mudas nativas pelo IEF

 

 

Mais uma edição do programa “Diálogos com o Produtor Rural” foi realizado nesta terça-feira (3/12). Desta vez, Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, foi o município a receber o programa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) que busca orientar e esclarecer dúvidas sobre o meio ambiente e agropecuária, além de promover a integração do Estado com o produtor rural. A iniciativa foi lançada em setembro, pelo governador Romeu Zema, em Araguari, no Triângulo Mineiro.

 

O evento voltado ao homem do campo teve em sua programação as novas regras trazidas pelo Programa de Conversões de Multas Ambientais em serviços de promoção, proteção e conservação do meio ambiente, previstas no Decreto Estadual nº 47.772, publicado nesta terça-feira, 3. Também foram apresentados os novos procedimentos da Portaria nº 48 do Igam e do Decreto Estadual nº 47.705 que dispõem sobre a metodologia de intervenção de recursos hídricos e regulamentam os novos critérios sobre outorga. Houve ainda explicação sobre o Decreto Estadual nº 47.749, que trata sobre intervenção, supressão e compensação ambiental no Estado de Minas Gerais.

 

Além disso houve apresentação sobre febre aftosa pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e distribuição de mudas de espécies nativas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Diretores e técnicos do Sisema, representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) prestaram esclarecimentos aos questionamentos para cerca de 50 produtores rurais que compareceram ao evento.

 

Entre as dúvidas mais comuns estavam as questões sobre autorização para supressão de vegetação, regularização de recursos hídricos, obtenção de outorga e de uso insignificante.

 

O supervisor regional do IEF, Anderson Siqueira, acredita que o programa é um grande passo para aproximar o produtor rural dos agentes do Estado, esclarecer dúvidas e levar informações dos serviços prestados pelos Sisema. “Fazer com que o ambiente de regularização seja bem visto pelo produtor rural e tentar desvincular a imagem do Estado fiscalizador é um dos desafios desses diálogos” explicou.

 

O “Programa Diálogos com o Produtor Rural” também foi realizado em Araxá, Medina, Montes Claros, Ladainha e Araguari.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades