Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Programa Ambientação faz nova doação à Campanha Lacre do Bem

PDFImprimirE-mail

Fotos: Semad/divulgação

lacredobem dentro 

Os lacres de latinhas recolhidos pelo programa são vendidos para comprar cadeiras de rodas para doação

 

Mais três cadeiras de rodas poderão ser doadas a pessoas com necessidades especiais e de baixa renda por meio de nova doação de recicláveis feita pelo Programa Ambientação à Campanha Lacre do Bem. Neste mês de novembro, 420 garrafas pet cheias de lacres de latinhas recolhidas na Cidade Administrativa pelo Ambientação - iniciativa que integra a Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) - foram entregues à campanha. O montante recolhido representa três cadeiras de rodas, uma vez que, para cada cadeira são necessárias 140 garrafas pet de 2 litros de lacres. Lacres para mais duas cadeiras de rodas já foram entregues pelo Ambientação à campanha neste segundo semestre, totalizando cinco cadeiras a serem doadas. A entrega será no dia 3 de dezembro, durante o Fórum Interinstitucional Ambientação (FIA).

 

O Ambientação é apoiador da Campanha Lacre do Bem desde abril de 2015. Na Cidade Administrativa, o Programa tem coletores de garrafas pet nos restaurantes dos Prédios Minas e Gerais, nas recepções dos prédios, e ainda dois coletores de acrílico, no Restaurante Alimentex, na Praça de Alimentação, e no Programa Ambientação, na Semad. Por meio da iniciativa, servidores, trabalhadores e visitantes da Cidade Administrativa podem doar lacres de alumínio que são posteriormente doados para venda a empresas de reciclagem. O dinheiro é destinado à compra de cadeiras de rodas.

 

A campanha Lacre do Bem foi criada em 2013 pela estudante Julia Macedo, quando ela tinha 9 anos e desde então já doou 515 cadeiras de rodas, o que equivale a 52 toneladas de lacres de alumínio.

 

A iniciativa consiste em arrecadar lacres de latinhas de alumínio para vender à reciclagem e com o dinheiro arrecadado comprar cadeiras de rodas que são doadas para pessoas com deficiência. Julia Macedo, foi ganhadora do Prêmio Bom Exemplo/2014, organizado pela Rede Globo, na categoria Cidadania.

 

coletor de lacre 2

Os coletores de lacre ficam expostos nas recepções dos Prédios Minas e Gerais, na Cidade Administrativa

 

Segundo a gestora do Programa Ambientação e também da campanha na Cidade Administrativa, Ana Karla dos Santos, com a nova doação deste mês de novembro, já foram arrecadados aproximadamente 5,5 milhões de lacres na Cidade Administrativa, o que representa 15 cadeiras de rodas. Dez foram entregues até junho. Cinco delas serão entregues no Fórum Interinstitucional Ambientação (FIA)”. O evento, da Semad, está marcado para o próximo dia 3 de dezembro, no Auditório JK, na Cidade Administrativa.

 

Ana Karla destacou ainda que “além do lado social, a campanha é importante para o meio ambiente, pois promove a retirada, de forma organizada, de uma grande massa de alumínio que volta para a cadeia produtiva por meio da reciclagem”.

 

Ângela Almeida
Ascom/Sisema

 
 
 
 
 
 
 
 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900