Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema recebe relatório final da CPI de Brumadinho da Assembleia Legislativa

PDFImprimirE-mail

Fotos: Flávia Bernardo/ALMG

CPI Brumadinho

Secretário Germano Vieira recebeu relatório do presidente da ALMG, Agostinho Patrus, e do deputado estadual Gustavo Valadares

 

Após seis meses de apuração, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fez a entrega oficial do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho. O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participou da solenidade nesta terça-feira, 17 de setembro, representado pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira. Ele recebeu o documento das mãos do presidente da Casa, Agostinho Patrus, e do deputado estadual Gustavo Valadares, que entregaram ainda a autoridades do governo e da sociedade civil.


A comissão foi constituída no dia 14 de março e fez a leitura e a aprovação do relatório final no dia 12 de setembro deste ano. No documento, o grupo apontou fatos que concorreram para o rompimento da Barragem B1, da Mina Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A tragédia ocorreu em 25 de janeiro deste ano e provocou as mortes de 270 pessoas.


Na ocasião de entrega, o deputado Agostinho Patrus anunciou a criação de um grupo de trabalho para monitorar o cumprimento das recomendações contidas no documento. O grupo deverá ser formado pelos mesmos deputados, efetivos e suplentes, que fizeram parte da CPI, em virtude do conhecimento adquirido em seis meses de investigações. O documento também aponta os responsáveis, pede o indiciamento de 13 pessoas e faz mais de 100 recomendações a órgãos públicos e empresas.


CPI Brumadinho dentro

Solenidade foi realizada no salão nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e reuniu autoridades e sociedade civil

 

Representantes de diferentes órgãos, como Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública Estadual e Polícia Militar, e de entidades como o Sindicato dos Jornalistas, além de familiares de vítimas, também estiveram presentes à solenidade e receberam a versão completa do relatório.

 

Ascom Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900