Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Moda e Sustentabilidade são tema de palestra promovida pela Semad

PDFImprimirE-mail

 

Foto: Divulgação Semad

Moda e Sustentabilidade2 Dentro

Na palestra, o servidor do Sisema, Ricardo Cottini, alertou sobre os desafios de aliar moda e sustentabilidade, além do consumo consciente

 

Apresentações culturais, cursos e palestras sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo fazem parte da programação da Semana Estadual das Juventudes. Neste ano, o evento, que acontece de 12 a 18 de agosto, em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais, conta com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e traz o tema “A gente quer a vida: Juventudes e Direitos Humanos”. As ações são coordenadas pelo Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), em parceria com a Coordenadoria de Políticas para a Juventude, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e outras secretarias que compõem o conselho.

 

A participação da Semad ocorreu já na segunda-feira, 12 de agosto, na abertura do evento, com a apresentação da palestra moda e sustentabilidade, no centro da capital. A atividade foi ministrada pelo analista ambiental, psicoterapeuta comportamental e design em moda e sustentabilidade, Ricardo Cottini. Dentre os principais temas abordados na palestra, Cottini alertou sobre os desafios de aliar moda e sustentabilidade, além do consumo consciente. A indústria têxtil é uma das que mais causa impactos no meio ambiente, pois necessita da utilização de grande quantidade de água na confecção de roupas e acessórios, além de matéria-prima como algodão (que recebe grande quantidade de agroquímicos em seu cultivo) e celulose (extraída de árvores para produção de viscose).

 

Segundo o analista ambiental, com o advento da internet, o acesso aos produtos do mercado da moda ficou mais fácil e prático, algo que contribui para a disseminação de um consumo cada vez maior. Ele alertou sobre a relação do consumo indiscriminado e impulsivo com o estado emocional do indivíduo. “Hoje é muito comum as pessoas se tornarem compulsivas na compra sem limites, como forma de fuga da realidade, dificuldade de encarar os problemas, baixa autoestima, crises de relacionamento, perdas, entre outras questões pessoais”, disse Cottini.

 

Em contrapartida, já existe uma preocupação do mercado da moda em relação à preservação do meio ambiente. Empresas têm investido em produtos que causam menos impactos ou até mesmo reutilizando alguns materiais como tecidos e PET na fabricação de algumas peças. Outras tendências que ganharam espaço no mercado da moda são o consumo crescente por produtos de brechós, que também ganharam espaço no mundo online, e o aluguel de peças e acessórios de marca.
 
Semana Estadual das Juventudes

 

A Semana Estadual das Juventudes, instituída pela Lei nº 22.413/2016 foi criada em consonância com o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com a recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, em 1999.

 

Para organizar a programação da semana, o Cejuve, em parceria com a Sedese, convidou todas as secretarias e entidades que compõem o Conselho a realizar atividades em celebração à data, definindo os eixos temáticos a serem abordados.  São eles: Juventude e Trabalho; Juventude e Mineração; Juventude e Educação; Juventude e Saúde; Juventude e Gênero; Juventude e Segurança. O convite também foi feito aos municípios para que organizem atividades, aumentando o alcance no interior do estado.

 

Saiba mais em: https://www.facebook.com/events/435612650434530/?active_tab=about

 

Viviane Lacerda
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades