Sisema apresenta programas de saneamento em congresso

As políticas de meio ambiente e saneamento aplicadas em Minas Gerais pelo Sisema estão sendo apresentadas para estudiosos e técnicos do todo Brasil e de vários países da América Latina no 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontece até 7 de setembro no Expominas.

Os representantes do Sisema participam de mesas redondas, palestras e da exposição de trabalhos técnicos nas áreas de saneamento e meio ambiente. Na segunda-feira (03), o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, coordenou a mesa redonda "Licenciamento Ambiental: Herói, Vilão ou Vítima?", onde expôs as diretrizes e desafios da regularização ambiental no Estado.

Na terça (4) foi a vez do secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Shelley Carneiro, coordenar a mesa "Governança nos Órgãos Colegiados de Meio Ambiente: Utopia?" e da diretora de Gestão de Recursos Hídricos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Luiza de Marillac, apresentar a experiência do Sisema no Rio das Velhas na mesa "Agências de Bacias do Brasil".

Até o encerramento do evento o Sisema participa, ainda, da mesa "Resultado da Política Ambiental: Quais Indicadores?", além de apresentar trabalhos técnicos sobre drenagem e licenciamento de esgotamento sanitário, desempenho da política pública de meio ambiente, regionalização do Sisema, qualidade do ar, biodiversidade em Minas Gerais e legislação sobre resíduos da construção civil.

O 24º Congresso Brasileiro de Engenharia e Saneamento Ambiental é organizado  pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), uma organização não-governamental de caráter nacional, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.

Sua dinâmica operacional baseia-se em amplo leque de atividades estruturadas com base na engenharia sanitária e nas ciências ambientais, desenvolvendo-se principalmente, por meio de ações que buscam o aperfeiçoamento profissional e acadêmico. 1.300 trabalhos técnicos serão apresentados durante o evento e o público total esperado é de cinco mil pessoas.

04/09/2007
Fonte: Ascom/Sisema