Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Destinação final de embalagens longa vida é tema de debate

PDFImprimirE-mail

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) inicia, nesta sexta-feira (10), a série "Diálogos - Sustentabilidade e Resíduos", com a palestra e debate sobre destinação final das caixas longa vida. Como convidado do Centro Mineiro, o engenheiro ambiental Edy Merendino, do Departamento de Meio Ambiente da Tetra Pak, falará sobre pesquisas para reciclagem das embalagens feitas com 75% de papel cartão, 20% de plástico polietileno e 5% de alumínio.

Por não serem biodegradáveis, as caixas longa vida tornaram-se motivo de preocupação destacada entre os ambientalistas, pelo volume acumulado e pela complexidade da tecnologia de reciclagem. "Os órgãos ambientais vêem-se diante de uma questão: se, por um lado a combinação de materiais representa efetiva vantagem para a conservação de produtos, por outro trouxe o problema da dificuldade de reciclagem e reaproveitamento desse resíduo", afirma a gerente de Saneamento da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Denise Bruschi, que será mediadora do debate.

As caixas longa vida corresponderam a 1,32% do peso dos resíduos sólidos domésticos em São Paulo. Dado de 2003 revela que o Brasil reciclou apenas 20% das embalagens Tetra Pak, percentual hoje elevado para 32%, segundo informação da fabricante.

A palestra ocorrerá às 16h, no auditório do CMRR, na região Leste de Belo Horizonte, perante uma platéia de ambientalistas, técnicos de órgãos ambientais, representantes de Ongs e outras instituições que atuam na área. A entrada é franca.

A série "Diálogos - Sustentabilidade e Resíduos" terá uma palestra mensal, com especialistas falando sobre questões que se enquadram nos temas consumo consciente, gestão de resíduos e educação ambiental. Por meio desses encontros, o CMRR cumpre seu objetivo de promover seminários e palestras para estimular o debate sobre a inovação de processos e produtos, visando reduzir a geração de resíduos e ampliar a reutilização e a reciclagem de materiais.

Inaugurado no dia 12 de junho passado pelo governador Aécio Neves, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos é um programa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Além da série "Diálogos - Sustentabilidade e Resíduos", o CMRR promove oficinas e cursos com enfoque no consumo consciente. A programação de agosto está disponível no site http://www.cmrr.mg.gov.br/.


Diálogos - Sustentabilidade e Resíduos
Data: 10 de Agosto de 2007
Horário: das 16h às 18h
Palestrante: Edy Merendino - Departamento de Meio Ambiente da Tetra Pak
Local: Auditório Hugo Werneck no CMRR - rua Belém, 40, Esplanada, Belo Horizonte
Informações: (31) 3483.8011 ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900