Oficina abordará técnicas de reciclagem para ensinar sobre as flores do Cerrado

A flor do Cerrado será o tema da próxima oficina promovida pelo Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), localizado na região Leste de Belo Horizonte e em atividade desde 12 de junho. Com o desafio de unir os fundamentos da botânica à prática da reutilização e reciclagem de materiais, o curso "Potira de Minas" terá como público alvo jovens de 13 a 21 anos e será voltado para a construção de peças representativas de flores tridimensionais por meio das técnicas de modelagem de papelão e colagens.

"A palavra potira vem do tupi-guarani e significa flor. O nosso objetivo é, por meio das flores da nossa região, despertar o olhar para a sustentabilidade como instrumento de melhoria da qualidade ambiental e geração de novas oportunidades de trabalho e renda para os jovens", afirma a diretora-executiva do CMRR, Vera Schaper. O curso terá início no dia 7 de agosto com término em 11 de setembro, com aulas às terças e quintas-feiras. As inscrições estão abertas para a formação de duas turmas com 25 alunos cada, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h.

À frente da oficina "Potira de Minas", técnicos da Ong Instituto Reciclar T3 desenvolverão, inicialmente, um trabalho de pesquisa e levantamento da flora existente no Cerrado Mineiro. "Vamos unir de maneira transdisciplinar o conhecimento sobre a botânica e a transformação dos recicláveis. O resultado será a vivência de fato da prática da sustentabilidade", ressalta a presidente e diretora-técnica da Reciclar T3, Águida Zanol.

Ao final do curso, os alunos receberão certificado e terão a oportunidade de expor as flores confeccionadas. A mostra será aberta ao público no dia 11 de setembro, dentro da programação da Semana Florestal, no hall do CMRR. "As boas-vindas à primavera terá como enfoque o consumo consciente e a preservação do Cerrado Mineiro. A mostra será um convite à reflexão de nossas atitudes e hábitos para o uso racional dos recursos naturais", destaca Vera Schaper.

As inscrições para a oficina são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, na rua Belém, 40, bairro Esplanada, no horário das 9h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3483.8011 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

O Instituto Reciclar T3 é uma das instituições parcerias do Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Criada em 1998, o instituto é sediado em Belo Horizonte e tem como missão buscar soluções que contribuam para reduzir o desperdício e conscientizar o ser humano sobre o consumo. Além da oficina "Potira de Minas", a Ong idealizou a mostra "Conexão de Materiais", em exposição até setembro no hall do CMRR. São 21 painéis suspensos, onde é possível identificar as conexões entre a pesquisa acadêmica, a tradição cultural dos artesãos e as novas tecnologias.

Cerrado Mineiro
De acordo com o a Fundação Biodiversitas, o Cerrado ocupa cerca de 47% da cobertura vegetal de Minas Gerais. O bioma vem, entretanto, reduzindo-se de maneira acelerada, como resultado da exploração das carvoarias. Hoje, está presente em maior extensão no norte de Minas, particularmente nas bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha. Dentre as plantas típicas do Cerrado Mineiro, destacam-se o jatobá, ipê, canela-de-ema, pequi e a quaresmeira.

Do papel para as flores
"Potira de Minas" é a segunda oficina promovida pelo CMRR, desde a inauguração do espaço pelo Governo de Minas há cerca de dois meses. Na segunda quinzena de julho, cerca de 70 pessoas aprenderam sobre as técnicas de feitura de papel artesanal, com a artista plástica e pesquisadora Nícia Mafra. As aulas aconteceram de segunda a sexta-feira, com a participação de alunos de diferentes regiões do Estado, como o professor Ubiratan Eustáquio Garandy de Arruda, que reside em Sabinópolis, a 270 quilômetros de Belo Horizonte.

De acordo com ele, a técnica da reciclagem será tema das aulas que ministrará em agosto na Escola Estadual Monsenhor José Amantino dos Santos. "O processo da reciclagem é interessante, assim como toda história do papel e a informação científica e técnica sobre os produtos usados na sua fabricação", concluiu o professor. A oficina de papel também contou com a participação de um grupo formado por 20 jovens do município de Florestal.

Oficina Gratuita Potira de Minas
Público-alvo: Jovens de 13 a 21 anos
Data: 7 de Agosto a 11 de Setembro de 2007, com aulas às terças e quintas-feiras

Horários:
1ª Turma - das 9h às 12h