Sisema assina protocolo de intenções com Sedvan

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), assinou na última terça-feira (24) um protocolo de intenções com a Secretaria de Estado Extraordinário para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e para o Norte de Minas (Sedvan), com a participação da Prefeitura de Rio Vermelho. O objetivo é apoiar iniciativas que contribuam para a redução da pobreza no município, criando alternativas de geração de trabalho e renda, com foco no desenvolvimento sustentável.

O secretário adjunto da Semad, Shelley de Souza Carneiro, a secretária da Sedvam, Elbe Brandão, e o prefeito de Rio Vermelho, Newton Firmino, assinaram o convênio, que é uma experiência piloto. Atualmente, a principal atividade econômica de Rio Vermelho é a produção de carvão, que acontece, geralmente, de modo irregular. A secretária da Sedvan, Elbe Brandão, esclarece que o projeto nasceu do amadurecimento do relacionamento com os setores de meio ambiente.  "O meio ambiente é a solução para força motriz da economia na região, assim como o turismo", afirma.

O prefeito do município, localizado na região do Alto Jequitinhonha, explica que a prefeitura dará total apoio e motivação para a realização do projeto, que inicialmente será voltado para produção de mel. "Colocaremos toda a infra-estrutura do município à disposição das atividades. A prefeitura também está doando um terreno para a construção da Casa do Mel". Nesta primeira experiência serão beneficiadas cerca de 500 famílias, que serão capacitadas e terão disponibilizadas condições para realização das atividades propostas. O projeto faz parte do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), da Sedvan.

Responsabilidades

À Sedvam cabe identificar projetos que possam ser desenvolvidos no município, conceder suporte técnico, disponibilizar apoio logístico, operacional e financeiro necessários ao desenvolvimento das atividades e apoiar na organização e mobilização das comunidades. O trabalho da Semad é identificar ações em seus projetos que possam ser desenvolvidas no município e dar apoio técnico à prefeitura. Já a prefeitura tem a responsabilidade de propiciar condições para a realização conjunta das atividades, mobilizar as comunidades, promover a capacitação e informar quanto à condições para o desenvolvimento dos projetos.

Data: 25/07/2007
Fonte: Ascom Sisema