Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Parque Estadual do Rio Doce comemora 63 anos

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual do Rio Doce vai festejar o seu aniversário de 63 anos de criação nos dias 14 a 21 de julho. Os principais eventos das comemorações são a 14ª Romaria Ecológica de Mariléria e a 4ª Romaria Ecológica de Timóteo.

O Parque está localizado nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo, no Vale do Aço. Administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), ele abriga a maior reserva de mata atlântica de Minas Gerais e é reconhecido como Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As romarias partem da Paróquia São Sebastião, em Timóteo e da cidade de Marliéria e se encontram no trevo que liga as duas cidades.  Após a realização de celebrações com a imagem de Nossa Senhora da Saúde e cinco paradas simbólicas, que representam o percurso de viajantes, a imagem é reconduzida a capela do parque, onde acontece um culto ecumênico.

Neste ano, o IEF vai promover, ainda, o plantio de mudas na Igreja da Comunidade de Santo Antônio da Mata e no Pórtico da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio no trevo com a LMG 760 de Santa Rita, durante o percurso da Romaria.

A romaria busca resgatar os fatos históricos e religiosos do século 20 que possibilitaram a criação da unidade de conservação. "A celebração relembra o esforço do bispo Dom Helvécio para a criação do Parque Estadual do Rio Doce e fortalece a participação das comunidades na sua proteção", afirma Marcos Vinícius de Freitas, gerente do parque.  A romaria reúne moradores dos municípios de Marliéria, Timóteo, Dionísio, Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Itabira, Ipatinga, Santa Maria do Itabira e São José do Goiabal.

Programação

Conheça mais sobre o Parque Estadual Rio Doce

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900