Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Seminário discute avaliação do potencial MDL

PDFImprimirE-mail

A Avaliação do Potencial do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para Projetos no Setor de Silvicultura e Indústria de Ferro-gusa foi tema do seminário dos Fóruns Mineiro e Brasileiro de Mudanças Climáticas, nesta sexta-feira (6), no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Foram seis palestras abordando temas relacionados à MDL e Aquecimento Global.

O seminário se propôs a ampliar o debate acerca da legalidade e adequação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo como promotor da Siderurgia a Carvão Vegetal no país.

O secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), professor Luiz Pinguelli Rosa, fez a abertura do evento. "Disciplinar o uso das florestas plantadas para produção do carvão vegetal é uma das grandes alternativas que temos, principalmente considerando-se a extensão territorial do País", ressaltou o professor.

O diretor geral do Instituto Estadual de Florestas, Humberto Candeias, representou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. Humberto apresentou dados sobre a problemática do carvão vegetal e alternativas por meio de MDL. "O carvão vegetal é uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis, mas, há que se ressaltar que é fundamental reduzir o uso de florestas nativas e incentivar o plantio de florestas. No Brasil ainda há muito preconceito com relação ao uso de eucalipto", explica Candeias.

No Brasil, e em especial em Minas, o carvão é muito utilizado para produção do ferro-gusa. Por isso, as discussões abordaram a importância das florestas plantadas na produção do carvão vegetal, a redução do uso de combustíveis fósseis e a utilização da biomassa como alternativa de MDL para o Brasil.

Data: 09/07/2007
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900