Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Seminário discute soluções para geração de resíduos

PDFImprimirE-mail

Na abertura do Seminário ‘Resíduos: Qual a sua Responsabilidade?', nesta quarta-feira (13/06), o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, destacou a urgência de adoção de novos padrões de consumo, pela sociedade.

"A maioria das pessoas está preocupada com as questões ambientais, mas ainda não sabe o que fazer na prática", afirmou José Carlos Carvalho a uma platéia de cerca de 200 pessoas presentes no auditório Hugo Werneck, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, inaugurado nesta terça (12/06), em Belo Horizonte.

O secretário observou que todos são responsáveis pela geração de resíduos e, consequentemente, pela sua destinação. "A mudança de comportamento de todos os cidadãos é essencial para que as propostas para redução da geração de resíduos sejam eficazes", afirmou.

José Carlos Carvalho destacou a importância da criação do CMRR como local de convergência de idéias e propostas para resolução da questão. "Este seminário é uma das principais funções do Centro: a discussão dos problemas decorrentes da geração de resíduos".

Alemanha

Na primeira palestra do Seminário, o consultor Thilo Schmidt, da agência de Cooperação Técnica Alemã Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit GmbH (GTZ), apresentou algumas das propostas aplicadas na Alemanha para destinação adequada de resíduos.

Para Thilo Schmidt, a responsabilidade pelos resíduos sólidos deve ser estendida a todos numa ‘Política Integrada de Produtos', estratégia que vem sendo adotada pela União Européia. "Os governos têm que criar os mecanismos legais, as empresas devem buscar produtos duráveis e recicláveis e o consumidor deve se adaptar a um padrão sustentável de consumo", afirmou.

O consultor destacou que é necessário enfocar a questão dos resíduos sólidos não deve se restringir à destinação final, mas ser pensada desde a origem dos produtos. "Evitar a produção de resíduos é a melhor forma de gestão ambiental de resíduos", destacou. "As empresas são responsáveis pela busca de alternativas que permitam uma gestão eficiente", completou.

O seminário ‘Resíduos: Qual a sua Responsabilidade?'acontecerá até o dia 14 de junho no auditório Hugo Werneck, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte. Confira a programação no site www.cmrr.mg.gov.br

Data: 13/06/2007
Fonte: Sala de Imprensa
Centro Mineiro de Referência em Resíduos

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900