Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Secretário visita Inhotim e conhece os novos projetos do Instituto

PDFImprimirE-mail

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, esteve, na última semana, no Instituto Inhotim. A visita teve como objetivo conhecer os novos projetos desenvolvidos pela instituição e ver o resultado do trabalho piloto de resgate de espécies vegetais encontradas em área de ampliação de cava da mineradora Itaminas, acompanhado pela equipe técnica do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).


O idealizador e presidente do Conselho de Administração do Inhotim, Bernardo Paz, acompanhou a visita e se reuniu com Magalhães para falar sobre as propostas de crescimento do instituto. “Não há, no Brasil, estrutura parecida com Inhotim e chegamos a um ponto em não podemos mais parar. Temos que crescer pensando em todos os projetos que estão por vir e na regularização ambiental”, destacou Paz. Ele abordou, ainda, o interesse em ampliar a estrutura do local, que tem cerca de 20 mil hectares de área, com a construção de 10 hotéis e um aeroporto. “Criamos um comitê de administração que se reúne para tomadas de decisão a fim de profissionalizarmos nosso trabalho”, ressaltou Paz.

Fotos:Janice Drumond/Ascom Sisema
-dsc3091
O presidente do Conselho de Administração do Inhotim, Bernardo Paz, e o secretário Adriano Magalhães
conversam durante o passeio pelos jardins de Inhotim


Para o secretário, é muito importante que Inhotim continue crescendo dentro do conceito de sustentabilidade e buscando sempre a regularização ambiental.

Ao final da reunião, Magalhães visitou algumas exposições, entre elas a nova galeria com obras do artista plástico Tunga e a da escultora Lygia Pape. “Cada vez que venho a Inhotim me surpreendo com a beleza cênica construída e a riqueza botânico do instituto, que possui plantas de várias partes do mundo”, destacou. O secretário esteve, ainda, na estufa climatizada que abriga várias espécies do bioma Mata Atlântica, entre elas uma extinta em ambiente natural.

-dsc3116
Durante a reunião Bernardo Paz expôs para o secretário as propostas de crescimento de Inhotim

-dsc3150
O secretário ouve explicações sobre planta brasileira extinta que está sendo reproduzida na
estufa do instiuto


O secretário observou, ainda, algumas das árvores adultas transplantadas da área de expansão de cava da mineradora Itamonte para os jardins de Inhotim. Foram retirados cerca de 100 indivíduos de uma área da qual a empresa foi autorizada a suprimir a vegetação e replantadas no instituto, procedimento que deve ser avaliado para outros processos de licenciamento.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900