Secretário de Meio Ambiente abre 5º Fórum Sustentar

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães, participou na manhã desta quarta-feira (23/05) da abertura do 5º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – Sustentar 2012. O evento acontece nos dias 23 e 24 de maio, no Minascentro, e conta com a presença de autoridades nacionais e internacionais, que irão levantar pautas e promover discussões, estabelecendo uma conexão com a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Rio + 20.

Adriano Magalhães ressaltou os desafios enfrentados por Minas e pelo Brasil para o desenvolvimento sustentável. “Precisamos discutir não somente a economia verde, mas também a economia de baixo carbono, estabelecendo metas para a qualidade do ar, do solo, para a disposição adequada de resíduos sólidos urbanos e para a preservação da biodiversidade, incluindo também a discussão sócio produtiva”, disse.

A importância de Minas Gerais para o cenário nacional, representando um resumo do país, com a ocorrência dos biomas cerrado, caatinga e mata atlântica, além de ser grande provedor de água para outros estados, também foi lembrada pelo secretário. “Minas Gerais tem uma responsabilidade muito grande na proteção das florestas e dos recursos hídricos e nós já temos feito isso. O Estado já está na quarta fase de gestão, que se denomina "Gestão em Rede", com a participação da sociedade e com importantes Programas Estruturadores em desenvolvimento. A Rio +20 torna-se, então, uma oportunidade para que Minas Gerais lidere a transição para uma economia de baixo carbono”, salientou.

O secretário frisou, ainda, que o Fórum Sustentar é um momento muito importante de reflexão, que antecede a Rio + 20 e que é fundamental a discussão sobre a economia verde e os sistemas de governança. “O desafio é promover o desenvolvimento sem desequilibrar o clima e sem usar inadequadamente os recursos naturais”. Ele completou que é necessário debater as energias renováveis e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Janice Drumond/Ascom Sisema

imagem-037

A mesa de abertura do 5º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – Sustentar 2012

Roteiro Minas Silvestres
Durante a abertura do Fórum foi anunciado pelo Coordenador técnico do evento, Roberto Luciano Fagundes, um convênio firmado entre o Instituto Sustentar e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) denominado Projeto “Roteiro Minas Silvestres”. O convênio prevê a realização de trabalhos com as comunidades que vivem no entorno das unidades de conservação estaduais, por meio do turismo de observação à vida silvestre.

Fagundes anunciou também o reconhecimento do Fórum Sustentar como o maior evento de sustentabilidade da América Latina pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA). “Temos, então, nesses dois dias de discussão uma oportunidade impar para nos dedicarmos a uma reflexão para o futuro. Tivemos muitos avanços desde a Eco 92, mas precisamos avançar na indicação dos caminhos e repensar o mundo que hoje se pratica”, disse.

Premiação
Quatro empresas foram agraciadas com o Prêmio Construção de Nação Sustentável. O Prêmio é um estímulo para indivíduos e empresas que cooperam na construção de uma nação e sociedade mais próspera.

Receberam o Prêmio: o Instituto Innovare – critério Integridade/Potestade; a professora e Pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Ligia da Veiga Pereira – critério Inventividade; o Colégio de Aplicação Coluni da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – critério Potencialidade; o Grupo Andrade Gutierrez – critério Viabilidade e o Sebrae Nacional – critério Produtividade.

Sustentar 2012
O Fórum promove nos dois dias de evento um amplo diálogo com a sociedade civil sobre as importantes questões socioambientais do planeta. Cerca de 240 conferencistas estarão presentes nas programações que incluem 22 eventos paralelos como fóruns, olimpíada da sustentabilidade e conexão com a natureza, feira de produtos e serviços, cursos, seminários, workshops e oficinas, tendo como tema principal A nova economia: a transformação da sociedade, das pessoas e das empresas.