Secretário de Meio Ambiente supervisiona trabalho de desativação de barragem em Cataguases

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, estabeleceu o dia de 30 de novembro de 2010 como meta para que uma das barragens localizadas em Cataguases esteja com 50% de sua área revegetada. A decisão foi anunciada nesta sexta (17/09) em vistoria ao trabalho de desativação de duas barragens localizados no município da região da Zona da Mata de Minas Gerais .

A decisão refere-se a barragem A da empresa Florestal de Cataguases que já está praticamente seca. Para a barragem B, da mesma empresa, a previsão é de que em junho de 2011 comece o trabalho de revegetação. As barragens estão em processo de encerramento desde dezembro de 2008, quando chuvas torrenciais provocaram o enchemento das estruturas e causaram preocupação à população da região.  Na ocasião, o secretário determinou o fechamento das duas barragens.

"No final de novembro, a empresa deve apresentar os resultados do trabalho de revegetação que já começou", afirma José Carlos Carvalho. A intervenção no local segue um cronograma sugerido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) que elaborou um estudo para a desativação e revegetação da área da barragem que é de cerca de seis hectares.

Segundo o professor Walter Abrãao, do Departamento de Solos da UFV, o caminho até a revegetação tem sinais a observar. "O trabalho depende de condições como a do solo, que deve estar compacto, e das condições do tempo e época de início das chuvas", afirma. Ele informa que atualmente estão sendo feito um trabalho para evitar a erosão do solo, corrigindo a acidez e a salinidade do solo.

Já na barragem B, atualmente, estão sendo realizadas análises da qualidade da água para avaliar as condições para esvaziamento da estrutura. Em junho de 2011, com a barragem seca, será iniciado o trabalho de revegetação que seguirá um roteiro similar ao adotado para a barragem A.

Gestao de barragens

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realiza o monitoramento das condições das barragens de rejeitos e resíduos localizadas em Minas Gerais. Dados da edição de 2009 do Inventário Estadual de Barragens, elaborado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), indicam a existência de 720 barragens no Estado, das quais 594 tem garantia de estabilidade, 44 permaneciam sem conclusão por falta de dados ou documentação técnica e 23 não apresentaram a declaração de condições.

Regularmente a Feam realiza operações de fiscalização para verificar a manutenção das condições de segurança das barragens que é de responsabilidade exclusiva do empreendedor, dos projetistas e dos técnicos responsáveis pela operação e monitoramento. As empresas tem ainda de realizar auditorias periódicas que tem de ser feitas por profissionais especializados e independentes.

O Programa de Gestão de Barragens de Rejeitos e Resíduos é desenvolvido pela Feam desde 2002 com o objetivo de reduzir o potencial de danos ambientais em decorrência de acidentes nessas estruturas. Em 2008, a Feam disponibilizou o Banco de Declarações Ambientais (BDA) que permite aos empreendedores cadastrar e atualizar dados sobre as barragens na internet.  Com base nas informações declaradas, a Feam elabora o Inventário que está na sua terceira edição.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.