Termina o segundo dia do Seminário Internacional de Revitalização de Rios

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, encerrou o segundo dia do II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios, realizado no Auditório Topázio do Minascentro, em Belo Horizonte. O evento integra as ações administrativas do Governo de Minas para área ambiental, que tem como um dos eixos o Projeto Estruturador “Meta 2010 - Navegar, pescar e nadar no rio das Velhas em sua passagem pela Região Metropolitana de Belo Horizonte”.

A tarde iniciou com a apresentação do professor Soo Hong Noh da Scholl of Enviromental Engineering Yonsei University, da Coréia do Sul, que trouxe a experiência do rio Cheoggyecheon. Este rio passou por um processo intenso de revitalização iniciado em 2003 e, hoje, é utilizado como área de lazer e banho. Assim como o Arrudas, o rio corta a cidade de Seoul, a maior do país que possui mais de 10 milhões de habitantes.

O professor Marcus Vinícius Polignano trouxe aos presentes o ponto de vista do Projeto Manuelzão acerca do rio das Velhas, principal afluente do rio São Francico e responsável por boa parte do abastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O rio das Velhas é o foco da Meta 2010, que pretende revitalizar o curso d’água e torná-lo próprio para o lazer, navegação e pesca.

“Este é um trabalho que começou no seio da sociedade com uma iniciativa liderada pela UFMG, através do projeto Manuelzão. Depois foi incorporada pelo governo do estado, foi institucionalizada como um dos Projetos Estruturadores, ainda na administração do governador Aécio Neves, e que tem seus resultados aqui (durante o seminário) apresentados”, afirmou o secretário José Carlos Carvalho.

Um grande avanço para a Meta 2010 neste ano foi a inauguração, em janeiro, do tratamento secundário da ETE Onça. Isso significa a retirada de cerca de 90% da matéria orgânica presente, podendo tratar uma vazão aproximada de 3.600 l/s. Os investimentos nesta ação foram de aproximadamente 150 milhões de reais.

Em 1999, apenas 1,34% do esgoto coletado na região da Bacia do Rio das Velhas era tratado. Em 2008, a Copasa atingiu o percentual de 57,33% e as projeções indicam que, no final de 2009, o volume de esgoto na bacia do rio das Velhas foi de 68%. Em 2010 este índice deverá subir para 84%.

“Nós iniciamos este grande esforço pelo Rio das Velhas por um critério técnico. O rio das Velhas era um dos rios mais poluídos do Brasil no seu trecho metropolitano, isso representou um desafio e, em razão disso, nós transformamos essa iniciativa em um projeto estruturador que até o fim deste ano terá investido 1 bilhão 300 milhões de reais na captação de esgoto, nas estações de tratamento”, completou Carvalho.

Os próximos passos rumo à manutenção dos trabalhos de revitalização e manutenção da qualidade das águas do rio das Velhas envolvem diretamente seus principais afluentes, os ribeirões Arrudas e do Onça. Apesar da grande capacidade de tratamento de esgoto, a RMBH lida atualmente com a disposição incorreta de rejeitos domésticos. Este assunto merecerá a atenção especial da Semad nos próximos anos.

“Belo Horizonte é, hoje, a única capital brasileira com infraestrutura para tratar 100% de seu esgoto, com tratamento primário e secundário, mas continuamos tendo um extraordinário desafio que é coletar o esgoto de todos os domicílios e encaminhá-los para tratamento. Por isso agora nós estamos concentrados em outra fase da Meta 2010 que é o programa denominado “Caça-Esgoto”, fazendo com que todos os domicílios que ainda lançam seu esgoto de forma inadequada passem a lançar na rede coletora para tratamento”, concluiu o secretário.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.