Governador destaca projeto de revitalização do rio das Velhas

O governador Antonio Anastasia participou, nesta segunda-feira (10), no Minascentro, em Belo Horizonte, da abertura do II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios. Durante o evento, que acontece até esta quarta-feira (12), o governador ressaltou a experiência do Governo de Minas na revitalização do rio das Velhas (Meta 2010) como exemplo para todos os estados brasileiros e também para países de todo o mundo.

“O rio das Velhas é emblemático no processo de resgate da vida. Acredito que com o êxito do rio das Velhas vamos ter um cartão de visita extremamente positivo para termos mais parceiros, inclusive mais força política, porque é evidente que cabe aos governantes, ao governante responsável, cuidar das gerações futuras”, afirmou o governador em seu pronunciamento.

O governador ressaltou que o modelo de revitalização do rio das Velhas, o principal afluente do rio São Francisco, será ampliado para outras bacias mineiras. Ele afirmou que o Governo do Estado já estuda a recuperação dos rios Jequitinhonha, Doce e Sapucaí, projetos que devem ser incluídos no Plano Plurianual de Ação Governamental, a ser enviado à Assembleia Legislativa este ano.

“Como temos evoluído na recuperação do rio das Velhas, devemos levar esta metodologia para outras bacias como as dos rios Jequitinhonha, Doce e Sapucaí”, disse.

O projeto de revitalização do rio das Velhas conta com investimento de R$ 1,5 bilhão, entre 2004 e 2011, e inclui construções de estações de tratamento de esgoto nos rios afluentes, ações desenvolvidas em parceria com a sociedade, prefeituras e serviços municipais de saneamento, secretarias estaduais, comunidade e empresas.

A recuperação da qualidade das águas do rio das Velhas permitiu a volta dos peixes ao leito. Projeto de biomonitoramento realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais constatou que peixes que subiam somente 250 km na bacia em 2000, hoje já são identificados ao longo de 580 km, chegando bem próximos às áreas mais degradadas do rio.

Arrudas e Onça

O saneamento ambiental das sub-bacias do Arrudas e do Onça, principais afluentes do rio das Velhas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi o primeiro foco das ações de recuperação da qualidade das águas, sendo que a principal ação adotada foi a eliminação do lançamento de esgoto não tratado no rio.

A ETE Arrudas está em pleno funcionamento desde 2002 e já eliminou 345 lançamentos de esgoto in natura. Recebe e trata atualmente 60% do esgoto produzido em Belo Horizonte. Novos investimentos, estimados em R$ 275 milhões, garantirão o aumento de 50% na capacidade de tratamento de esgoto.

A ETE Onça, em funcionamento desde 2006, eliminou outros 207 lançamentos de esgoto. Com capacidade para tratar 1,8 mil litros de esgoto por segundo coletados em Belo Horizonte e Contagem, beneficia cerca de 1,5 milhão de pessoas. Um grande avanço do projeto neste ano foi a inauguração, em janeiro, do tratamento secundário da ETE Onça. Isso significa a retirada de 90% da matéria orgânica presente. Os investimentos foram de R$ 150 milhões. Em 1999, apenas 1,34% do esgoto coletado na região da bacia do rio das Velhas era tratado. Em 2009, a Copasa atingiu o percentual de 68%.

100 ETE´s

Segundo o governador, os investimentos estão permitindo que o Estado avance na construção de novas Estações de Tratamento de Esgoto. Nos próximos meses, será concluída a centésima estação de tratamento de esgoto da Copasa.

“Em poucos dias terei a oportunidade de inaugurar, em Alfenas, a centésima Estação de Tratamento da Copasa. É um grande esforço que se realiza por toda Minas Gerais, recuperando também um passivo antigo, porque durante muitas décadas ninguém queria saber de construção de estação de tratamento de esgoto. Não se considerava algo útil. E aí está o que herdamos. Agora não. Há uma determinação firme do nosso governo para a Copasa investir nessas estações de tratamento de esgoto, que vão recuperando as bacias hidrográficas de todo o nosso Estado e até de outros Estados, já que de Minas irradiam bacias hidrográficas que chegam a outros estados da federação e até mesmo a outros países”.

A ETE de Alfenas, no Sul de Minas, faz parte de um amplo programa do Governo do Estado e da Copasa que, nos últimos sete anos, triplicou o número de estações de tratamento de esgoto em Minas Gerais. O volume de esgoto tratado saltou de 22 milhões de metros cúbicos para 150 milhões de metros cúbicos. Apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, funcionam atualmente 26 estações de tratamento de esgoto.

Seminário

Promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), pelo Projeto Manuelzão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Copasa e Cemig, o seminário reúne em Belo Horizonte profissionais do Brasil, Coréia do Sul, Estados Unidos e União Europeia. O evento faz parte de um movimento internacional pela revitalização de rios e tem como objetivo promover o intercâmbio de projetos desenvolvidos em diferentes pontos do mundo e a continuidade das ações do Projeto Estruturador do Governo de Minas “Meta 2010”.

Além do governador Antonio Anastasia participaram da abertura do II Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; presidente da Copasa, Ricardo Simões; o coordenador do Projeto Manuelzão, professor Apolo Heringer; e José Augusto Callado Afonso, secretário de Estado de Meio Ambiente do Paraná.

Fonte: Secom

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.