Empresários espanhóis apresentam tecnologia para tratamento de lixo

Os secretários de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Sebastião Navarro, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, recebem, nesta terça-feira (11), a visita de empresários espanhóis da Cyes, que vão apresentar novas tecnologias no tratamento e na destinação final de resíduos sólidos que podem se adequar a Região Metropolitana de Belo Horizonte.Os executivos da Cyes se reunirão com autoridades do Governo de Minas, às 9 horas, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) - rua Bernardo Guimarães, nº 2640, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte.

O Governo de Minas já vem trabalhando para erradicar os lixões do Estado. Nos últimos sete anos, 8,2 milhões de pessoas tiveram acessos a sistemas adequados e regularizados de disposições de resíduos. Este número de dezembro de 2009 representa 50,2% da população urbana do Estado, mais que o dobro das pessoas atendidas em 2003, quando o percentual não passava de 20%.

Um dos grandes responsáveis por esta melhora no tratamento de resíduos sólidos foi a criação do programa Minas sem Lixões, que é um dos pilares do Projeto Estruturador Resíduos Sólidos ligado a Sedru. Uma das metas do projeto é a redução de 80% do número de lixões, alcançando um máximo de 160 e a sua substituição por sistemas de disposição de resíduos. De acordo com dados da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em dezembro de 2009, 409 municípios ainda possuíam lixões.

Para o secretário Sebastião Navarro, o Governo de Minas cumprirá as metas estabelecidas. A tecnologia de ponta é importante para modernizar o sistema de tratamento de resíduos e dar dignidade àqueles que lidam diretamente com o lixo. “A empresa Cyes vem mostrar o seu modelo de tratamento de lixo que é de primeiro mundo. A expectativa é unir alta tecnologia à realidade brasileira. Creio que o intercambio vai ser bastante útil para avançarmos no tratamento de resíduos sólidos em Minas Gerais,” diz

A Cyes é um grupo empresarial com mais de 30 anos de experiência dedicado a gestão de infraestrutura, operando nos campos de construção e meio ambiente. Ela atua em diversos lugares do mundo como Bulgária, África e América do Sul. Sua sede fica em Valência, onde foi responsável pela construção do porto da cidade.

Deverão participar também do encontro com os empresários espanhóis, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o presidente da Granbel e prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, o prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva, e o presidente da Feam, José Claudio Junqueira Ribeiro.

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.