Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

2º Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios apresenta experiências de sucesso na Ásia, Europa e Américas

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e o Projeto Manuelzão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizam entre os dias 10 e 12 de maio, no Auditório Topázio – Minascentro, av. Augusto de Lima, 785, em Belo Horizonte, o 2º Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios. O evento integra as ações administrativas do Governo de Minas para área ambiental, que tem como um dos eixos o Projeto Estruturador “Meta 2010 - Navegar, pescar e nadar no rio das Velhas em sua passagem pela Região Metropolitana de Belo Horizonte”. 

 O primeiro Seminário aconteceu em 2008 e trouxe as experiências implantadas nos rios Tietê (SP) Mosquito e Velhas (MG), Sena (França, Anacostia (EUA), Tâmisa (Inglaterra) e Isar (Alemanha).

A despoluição e recuperação de rios contaminados por esgotos nos grandes centros urbanos no mundo é hoje um dos principais desafios para sociedades e governos em diferentes países frente às graves conseqüências ambientais geradas pela degradação dos recursos hídricos do planeta. O 2º Seminário Internacional sobre Revitalização de Rios apresentará outras práticas de revitalização no mundo, com o objetivo de promover intercâmbio e fomentar novas iniciativas, além de ser uma ótima oportunidade para debater modelos e conceitos diferentes de gestão das águas nas bacias hidrográfica, nas cidades e no campo, com apresentação de novos paradigmas.  

Durante os três dias de evento, serão apresentados e debatidos os programas de recuperação de grandes rios, como o Reno e Danúbio, que cruzam vários países na Europa; o rio Cheoggyecheon, na Coréia do Sul e os rios brasileiros Velhas e São Francisco. As ações para recuperação ambiental das águas urbanas de Belo Horizonte também serão apresentadas pela Prefeitura de Belo Horizonte.   

Todos esses rios cortam grandes centros urbanos e têm em comum a principal fonte de degradação: esgotos industriais e domésticos sem tratamento.  

Na abertura do evento, no dia 10 de maio, será apresentado o Projeto Switch, da University of Lodz, da Polônia, que aborda experiências em revitalização de rios, ordenamento territorial e desenvolvimento sustentável. 

No segundo dia de evento, na parte da manhã, será apresentada pelo River Hidraulic Group, dos Estados Unidos, a experiência em remoção de barragens e revitalização de rios e a experiência européia no Rio Reno pela Comission for the protection of the Rhine (ICPR). Na parte da tarde os participantes terão a oportunidade de conhecer a experiência da Coréia do Sul no rio Cheoggyecheon, apresentada pela Scholl of enviromental Engineering Yonsei University, além da experiência brasileira no Rio das Velhas, nas visões governamental e da sociedade civil. 

No terceiro e último dia de Seminário, na parte da manhã, será apresentada a experiência de Belo Horizonte com o Projeto Drenurbs da Prefeitura de BH e a experiência européia, no Rio Danúbio, pela Internacional Comission for the Protection of the Danube River (ICPDR). Na parte da tarde serão apresentadas pelo Ministério da Integração Nacional, as metas e resultados do Ministério do Meio Ambiente com relação à revitalização do rio São Francisco.  

No final do Seminário serão recolhidas sugestões e propostas dos participantes para subsidiar iniciativas de revitalização de bacias hidrográficas no estado de Minas Gerais.

Seminário Internacional sobre Revitalização

Data: 10 a 12 de Maio
Local: Auditório Topázio – Minascento

Clique aqui para mais informações e programação

Fonte: Ascom / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900