Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Revitalização de rio coreano será tema de seminário em BH

PDFImprimirE-mail

 

O processo de revitalização do rio coreano, que teve como conseqüências a volta de peixes e a queda na temperatura da bacia, será apresentado no 2º Seminário Internacional de Revitalização de Rios, que acontece, no Minascentro, em Belo Horizonte, de 10 a 12 de maio. 

A idéia de revitalização do Cheonggyencheon foi a principal proposta de campanha de um candidato a prefeito da cidade de Seul, em 2001. Lee Myung-bak conseguiu mobilizar e conscientizar a opinião pública de que a recuperação do rio era vital para o desenvolvimento da cidade, e, que isso implicaria na retirada das autopistas. Com o apoio de 80% da população, ele foi eleito com o compromisso de transformar a região em um centro turístico, além de um dos espaços públicos mais modernos, melhorando a qualidade de vida dos cerca de 10,3 milhões de moradores da cidade.

Revitalização

As obras começaram em julho de 2003, com a remoção de mais de 620 mil toneladas de concreto, material que foi totalmente reciclado em outras construções na cidade. Foram investidos cerca de US$ 700 milhões durante os cinco anos de desenvolvimento do projeto. 

A despoluição do Cheonggyencheon foi alcançada com a construção de um interceptor paralelo ao rio que coleta o esgoto e leva para uma estação de tratamento. A qualidade da água passou de uma Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) superior a 150mg/l para 2 mg/l. A DBO é o parâmetro que mede a quantidade de material orgânico presente na água, quanto menor o índice, melhor a qualidade da água, o que propicia a reprodução das espécies e fauna aquáticas. 

Hoje existem mais de 25 espécies de peixes no Cheonggyecheon, o que só foi possível porque as águas estão limpas e purificadas. Também foi criado um parque  com 8 km de comprimento e 80 metros de largura em toda a extensão do rio, dando passagem ao leito natural. 

Outro importante ganho ambiental foi a queda de 3,6°C na temperatura na área próxima ao rio, em relação a outras regiões da cidade, devido à renaturalização do Cheonggyecheon  e às interferências urbanísticas. O tráfego pesado diminuiu consideravelmente, os motoristas mudaram os hábitos e optaram por novos sistemas de transportes. Todas as intervenções indicam a melhora na qualidade ambiental da cidade e na recuperação urbana nos bairros que ficam às margens do Rio Cheonggyecheon. 

Histórico

O rio corta a região central da cidade e era responsável por várias enchentes. A partir de 1955, as autoridades locais decidiram cobrir o Cheonggyencheon. O principal objetivo era transformar a região por onde o rio passava, considerada símbolo de pobreza, em uma área moderna e desenvolvida. O primeiro passo foi construir um elevado com 5.864 metros de comprimento para tráfego de veículos. Como o número de carros aumentava a cada dia foi necessária a construção de uma segunda via de alta velocidade, com seis pistas. A obra levou vinte e dois anos para ficar pronta. Mas, ao invés de se transformar em uma área moderna, a região se tornou a mais degradada, poluída e barulhenta da cidade, afinal eram mais de 160 mil carros que transitavam nas autopistas por dia. 

Desafios

O presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Confea, Marcos Túlio de Melo, ressalta que o caso de Seul, devido a condição econômica da Coréia do Sul e também a sua situação geopolítica, fez com que os altos investimentos da revitalização, além de recuperar parte da qualidade de vida da cidade, a tornou mais atrativa como cidade estratégica no cenário empresarial naquela região do mundo, otimizando os investimentos e dando sustentabilidade. 

Marcos Túlio de Melo lembra ainda que o planejamento urbano rigoroso realizado de maneira democrática evita situações extremas tais como a solução dada em Seul.   

Seminário

O projeto de revitalização do Cheonggyecheon será apresentado no 2º Seminário Internacional de Revitalização dos Rios. O evento será realizado em Belo Horizonte e faz parte de um projeto de criação de um movimento internacional pela revitalização de rios. Um dos objetivos é contribuir para o intercâmbio de projetos desenvolvidos em diferentes pontos do planeta, dando continuidade também nas ações do Projeto Estruturador do Estado de Minas Gerais “Meta 2010”.  

O 2º SeminárioInternacional de Revitalização dos Rios acontece entre os dias 10 e 12 de maio, no auditório Topázio, no Minascentro em Belo Horizonte. As inscrições deverão ser feitas mediante depósito bancário em nome do Instituto Guaicuy (Projeto Manuelzão): Banco do Brasil, nº 001, Agência Saúde, nº 3609-9, conta corrente 13322-1, entre os dias 5 de abril e 7 de maio ou até que as vagas tenham sido totalmente preenchidas. Para enviar a inscrição basta entrar no site do Projeto Manuelzão: www.manuelzao.ufmg.br. A inscrição será efetivada após o envio do comprovante de depósito pelo fax (31) 3915-1917 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Clique aqui para ter acesso a programação.

Fonte: Ascom

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900