Meta 2010 realiza oficina temática em Santa Luzia

A ação faz parte do projeto “Diagnóstico Velhas Sustentável”, que visa elaborar um panorama da situação ambiental da área correspondente à Meta 2010.  O Projeto prevê também armazenar em um único banco de dados todas as informações ambientais e socioeconômicas produzidas por diferentes instituições, permitindo a gestão e o planejamento no desenvolvimento das diferentes atividades da bacia.

As oficinas regionais temáticas visam também indicar os principais problemas ambientais e direcionar para ações de melhoria da qualidade ambiental das regiões da bacia hidrográfica do velhas. Elas têm como meta discutir com as populações locais suas prioridades ambientais.

As oficinas temáticas terão dois momentos: Primeiro haverá uma apresentação resumida das características ambientais, dos problemas e suas possíveis soluções para cada área. Posteriormente, serão formados grupos de trabalho para que os participantes opinem tanto para a correção dos problemas levantados quanto para a incorporação de novas informações. Serão criados seis grupos com o intuito de discutir a as ações necessárias para melhorar a qualidade ambiental da bacia.

A abertura da oficina será com a Coordenadora Executiva da Meta 2010, Myriam Mousinho. A coordenadora ressalta a importância da discussão das intervenções regionalizadas. “A Meta 2010 surgiu da vontade da sociedade civil e é importante discutir com a sociedade ações permanentes para garantir a revitalização do Rio das Velhas”, afirma Myriam.

O diagnóstico Velhas Sustentável foi desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) , Instituto Estadual de Florestas (IEF), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Instituto Mineiro de Agropecuária(IMA),Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado  de Minas Gerais (Emater), Projeto Manuelzão, AGB- Peixe Vivo e o Comitê de Bacia Hidrográfica do rio das Velhas.

Por meio do Velhas Sustentável será feito um diagnóstico ambiental das sub-bacias do rio das Velhas, tratando informações secundárias obtidas nas instituições parceiras, tais como a qualidade de água, outorgas, empreendimentos licenciados, unidades de conservação (UC), proposta para a criação de outras UCs, cobertura vegetal, resíduos sólidos, pontos de lançamento, captações da Copasa, estações de tratamento de água e zoneamento ecológico econômico de Minas Gerais.

Dessas informações serão identificadas as principais características, mostrando os pontos de vulnerabilidade ambiental e dos principais focos de degradação, que servirão de subsídio para as ações da Meta 2010, orientando as intervenções na bacia. O levantamento servirá também para unir esforços e recursos dos setores públicos e privados na resolução dos problemas identificados. A finalização do Diagnóstico Velhas Sustentável está prevista para julho de 2010. Na oportunidade será apresentado o diagnóstico completo com as contribuições da sociedade participativa.

Serviço:

Oficina Ribeirão Caeté-Sabará, Rio Taquaraçu, Rio Jaboticatubas

Hotel Casa Nova

Rua João Evangelista Dolabela, nº 72, Centro - Santa Luzia/MG
(próximo à antiga rodoviária)
Horário: 12 às 17h

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.