Fórum irá buscar soluções sustentáveis no Alto São Francisco

A cidade de Bambuí recebe, desde terça (02), o Fórum Regional do Alto São Francisco. O evento faz parte do plano de ações para implantação da Agenda 21 local, na qual diversos setores da sociedade afirmam seu compromisso com as causas socioambientais. O Fórum será realizado no auditório da Prefeitura de Bambuí, na praça Mozart Torres, 68, Centro.

Até o dia 4 de março, serão realizadas várias atividades, dentre elas a escolha e posse dos integrantes do Fórum Regional da Agenda 21 do Alto São Francisco. Entre os temas que serão abordados estão iniciativas que já vem sendo desenvolvidas em outras regiões do Estado, como técnicas de agroecologia, disposição adequada de resíduos.

Na abertura do Fórum, que acontece a partir de 19 horas, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, apresentará os instrumentos legais e técnicos para implementação da Agenda 21, como a Constituição Brasileira e os Planos Diretores. Também estará presente, o prefeito de Bambuí, Lélis Jorge Silva.

A Agenda 21 é mais abrangente iniciativa de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica O documento foi elaborado em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas Eco-92 ou Rio-92.

A proposta reafirma a importância da participação dos países no planejamento das ações de desenvolvimento sustentável com ações locais e globais, envolvendo os diversos setores da sociedade. No Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (CPDS) e da Agenda 21 Nacional.

Mais informações sobre o Fórum Regional do São Francisco podem ser obtidas pelo telefone (31) 3219 – 5084 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Agenda 21 – Fórum Regional do Alto São Francisco
02 a 04 de março de 2010
Bambuí/MG

02/03
19h – Abertura do evento

03/03
08h – Apresentação da metodologia de escolha dos membros do Fórum Regional da Agenda 21 do Alto São Francisco – Fernando Leite, Renato Quintino e Benito Marangon (Sisema)
08h30 – Escolha dos membros do Fórum e posse dos conselheiros.
12h - Intervalo
13h30 – Painel 1: Agenda 21, conceitos e aplicações
15h30 - Intervalo
15h50 – Painel II: Metas da Agenda 21 para 2010 – Agroecologia e Saneamernto Ambiental

04/03
8h – Painel II: Metas da Agenda 21 para 2010 – Saneamernto Ambiental
9h40 – Agenda 21: Definição das atividades para 2010
12h - Encerramento

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.