Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Semad participa de Conferência Nacional Infantojuvenil pelo meio ambiente

PDFImprimirE-mail

Foto: Divulgação SEE

ConferênciaInfantoJuvenil1

Conferência Nacional contou com estudantes, professores e membros da comissão organizadora

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participou da comissão que selecionou 43 projetos apresentados durante a 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Os projetos, relacionados com o tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, foram apresentados por estudantes dos ensinos médio e fundamental, durante o evento realizado na última quinta-feira, 17 de maio, em Belo Horizonte.

 

A conferência foi dividida em três etapas: Conferência na Escola, fase preliminar em que as propostas foram apresentadas inicialmente; Conferência Estadual, que resultou na seleção de 43 projetos; e Conferência Nacional, prevista para junho, em Brasília. O projeto Cílios d’água, da Escola Estadual Eduardo Senedese, da cidade de Juruia, foi o vencedor da etapa estadual.

 

Uma comitiva formada por estudantes, professores e membros da comissão organizadora vai representar Minas Gerais, com o projeto vencedor da etapa estadual, em Brasília. O encontro será nos dias 16, 17 e 18 de junho.

 

A seleção dos projetos respeitou critérios como adequação ao tema proposto, consistência e clareza, viabilidade de execução do projeto, inovação e criatividade, escrita adequada, e coerência entre o problema existente e ações propostas no projeto para solucioná-lo.

 

Membro da comissão julgadora da Conferência Estadual, a analista ambiental da Assessoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, Sophia Lins, chama a atenção para a importância do projeto com os estudantes. “Essa é uma iniciativa muito importante, pois estimula o protagonismo e engajamento dos jovens para as problemáticas socioambientais”.

 

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Educação em exercício, Wieland Silberschneider, destacou a importância de ações como as abordadas pelos estudantes em seus projetos. “Temos nesta Conferência um exemplo vivo de uma ação social forte para encararmos os desafios ambientais, científicos e fundamentalmente sociais. A água é a vida, nós dependemos dela e tudo que nos possibilita ter energia precisa de água”, afirmou o secretário.

 

Ele destacou ainda que todos os projetos, além da inovação, demonstram consciência e cidadania. “Não conseguiremos ter um desenvolvimento sustentável sem a ajuda de todos”, concluiu.

A apresentação dos projetos foi feita no formato de feira de ciências, para que os estudantes tivessem a oportunidade de transitar pelas mesas e conhecerem os trabalhos desenvolvidos pelas outras escolas.

 

O evento mobilizou estudantes de todo o país, visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno.

 

Wilma Gomes

Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades