Minas inova com agendamento de serviços ambientais via internet

portalmg

De olho na melhoria do atendimento ao cidadão, o Governo de Minas vai ampliar os canais para prestação de seus serviços ambientais. A partir do dia 6 de março, os agendamentos para dar entrada em processos de licenciamento e outorgas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) poderão ser feitos também via internet. Os serviços oferecidos nos nove escritórios regionais distribuídos pelo estado poderão ser agendados pelo Portal MG, no endereço http://mg.gov.br/conteudo/geral/agendamento-online, e também através do aplicativo MGApp para smartphones disponível para os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.

Além do portal, o telefone LigMinas-155 continuará dando suporte aos agendamentos das Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. À medida que agiliza a marcação, também evita que o cidadão precise se deslocar ou enfrente filas nas unidades. “O sistema online será nosso principal meio de agendamento de horários nas Suprams. O serviço terá o LigMinas-155 como apoio nas marcações”, explica o superintendente de Políticas Regionais da Semad, Breno Esteves Lasmar.

A ampliação dos canais de atendimento da Semad faz parte da política do Governo de Minas de modernização e maior presteza na oferta de serviços ambientais. “As mudanças profundas, que a Semad e todo o Sisema sofreram culminam agora em resultados práticos para o cidadão, garantindo mais agilidade e processos mais modernos e adequados à realidade atual”, afirma o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira.

Já treinados para as alterações, os atendentes do LigMinas estão desde o dia 15 de fevereiro informando os empreendedores sobre o novo modelo que passará a vigorar a partir de 6 de março. O Portal MG que vai oferecer as marcações da Semad já é usado para outros agendamentos de serviço do Governo, como emissão de carteira de identidade, requerimento de seguro desemprego e serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Foto: Janice Drumond

DSC2441

Desde o dia 15 de fevereiro os atendentes do 155 estão sendo treinados para o novo atendimento

O sistema de agendamento por telefone já vem sendo usado com sucesso em três das nove Suprams existentes em Minas. O agendamento eletrônico começou a ser implantado nas unidades da Semad em outubro de 2017, nas regionais Alto São Francisco, Central Metropolitana, e Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Juntas, as três realizaram 6.141 atendimentos entre novembro de 2017 e janeiro de 2018.

As ligações podem ser feitas tanto pelo telefone fixo, quanto pelo celular. Pessoas de outros Estados podem fazer os agendamentos pelo telefone (031) 3303-7995. Até 6 serviços podem ser agendados por semana, com atendimentos de 20 minutos cada. Caso a pessoa não possa comparecer, ela pode reagendar, com 24 horas de antecedência. O nãocomparecimento implica em bloqueio de 7 dias para novo agendamento.

A expectativa é de que 20 mil atendimentos/ano passem a ser realizados pela internet e deixem de ser feitos nos balcões das Suprams – evitando filas, deslocamento e tempo de espera. Em maio do ano passado, cerca de 30 mil pessoas/ano já deixaram de ir aos balcões das Suprams, com o Lançamento do Sistema de Uso Insignificante de Recursos Hídricos, para cadastro de pequenos usos de água em cursos d’água no Estado.

A partir de 6 de março, passarão a contar com o serviço as Superintendências das regiões Jequitinhonha, Sul, Leste, Noroeste, Norte e Zona da Mata.

Transição

O subsecretário de Gestão Regional da Semad, Diogo Soares de Melo Franco, explica que o modelo de análise de processos praticado pela Semad sofreu grandes alterações desde que o Governador Fernando Pimentel assumiu o Governo, em 2015. Na época, uma das determinações foi a reformulação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e do modelo de gestão ambiental que foi batizado de “Transição do Sisema”.

“No dia 6 de março, quando o sistema de agendamento começar a funcionar plenamente em todas as Suprams, também começará a vigorar a Deliberação Normativa (DN) nº 217 do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). A nova regra dá novo formato ao licenciamento ambiental em Minas Gerais”, afirma Franco. A DN regulamenta as novas regras para o Estado e substituirá a DN nº 74, de 2004, definindo novos parâmetros para os empreendimentos, criando o conceito de critérios locacionais e introduzindo o Licenciamento Ambiental Simplificado (LAS).

Agendamento para atendimento nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams):

www.mg.gov.br/agendamento

- 155 (Minas Gerais);

- (31) 3069-6601 (Demais Estados).
 mgapp

Serviços que necessitam de agendamento:

I. Orientação ao Licenciamento Ambiental

Descrição: Serviço destinado aos cidadãos que buscam informações e orientações quanto aos procedimentos para o licenciamento e a regularização ambiental de empreendimentos no estado.

II.Caracterização de processos de outorga de direito de uso de recursos hídricos

Descrição: Serviço destinado aos cidadãos que buscam iniciar a caracterização de seus empreendimentos utilizadores de água no estado.

III.Formalização de processos de licenciamento ambiental e outorga de direito de uso de recursos hídricos

Descrição: Serviço destinado aos cidadãos que buscam formalizar os processos de licenciamento ambiental, de outorga de direito de uso de recursos hídricos e autorização de intervenção ambiental de seus empreendimentos no estado.

- Não haverá agendamento para protocolo e para a Declaração de não passível de licenciamento.

- Os demais serviços continuam sendo realizados diretamente nos balcões de atendimento.